04 de fevereiro, de 2023 | 08:00
Mais de sete mil doses da vacina pediátrica contra a covid-19 são disponibilizadas para o Vale do Aço
Gil Leonardi/Divulgação
Os imunizantes são destinados a crianças de seis meses até quatro anos de idade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) enviou para a macrorregião do Vale do Aço mais de sete mil doses da vacina Pfizer contra a covid-19. Os imunizantes são destinados a crianças de seis meses até quatro anos de idade. O quantitativo de doses para cada município consta no site www.saude.mg.gov.br.
Conforme a tabela divulgada pela SES, foram disponibilizadas 7.170 doses da vacina contra a covid-19 para os 35 municípios da macrorregião do Vale do Aço. Somente na Região Metropolitana do Vale do Aço são 3.990 doses. Deste total, 2.040 para Ipatinga, 870 em Coronel Fabriciano, 690 em Timóteo e 390 em Santana do Paraíso.
Chegada das doses
Em nota, a SES-MG informou que recebeu quinta-feira (2), 180 mil doses da vacina Pfizer contra a covid-19. Os imunizantes são destinados a crianças de seis meses até quatro anos de idade. As doses foram encaminhadas para a Central Estadual da Rede de Frio, em Belo Horizonte, que confere e separa os imunobiológicos para serem enviados às Unidades Regionais de Saúde.
Distribuição
A distribuição teve início ainda na quinta-feira, com entrega às regionais de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano, além do município de Belo Horizonte. As demais unidades regionais de Saúde estão agendando com a Central Estadual da Rede de Frio para retirada das vacinas a partir desta sexta-feira (3).
Esquema vacinal
De acordo com a Nota Técnica nº 1/2023, da Coordenação Geral de Incorporação Científica e Imunização do Ministério da Saúde (NT Nº 1/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS), as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias que já iniciaram o esquema com a vacina Pfizer (frasco de tampa vinho) devem completar o esquema primário (básico) de três doses com a mesma vacina, respeitando os intervalos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.
As crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda vão iniciar a vacinação contra covid receberão o imunizante da Pfizer no esquema primário de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Destaca-se que os esquemas primários de vacinação (básicos) devem ser realizados utilizando-se a mesma vacina.
Cronograma
O Ministério da Saúde divulgou, na terça-feira (31/1), o cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023. As ações devem começar a partir de 27 de fevereiro, com a vacinação com doses de reforço bivalentes contra a covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. Aumentar as coberturas vacinais, que apresentaram índices alarmantes nos últimos anos, é prioridade do governo federal.
Também está prevista a intensificação na campanha de influenza, em abril, antes da chegada do inverno, quando as baixas temperaturas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Haverá, ainda, ação de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]