03 de fevereiro, de 2023 | 07:30

Quase 2 mil vagas em cursos técnicos gratuitos são oferecidas no Vale do Aço pelo ''Trilhas de Futuro''

Arquivo DA
As matrículas dos estudantes selecionados no processo regular serão feitas presencialmente e direto nas instituições escolhidasAs matrículas dos estudantes selecionados no processo regular serão feitas presencialmente e direto nas instituições escolhidas

Já estão abertas as inscrições para o programa “Trilhas de Futuro”, que visa oferecer cursos técnicos gratuitos aos estudantes. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, abriu 40 mil novas vagas, distribuídas em instituições de ensino públicas e privadas. Os interessados devem se inscrever por meio do site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, até o dia 15 deste mês.

Na Região Metropolitana do Vale do Aço são 1.960 vagas distribuídas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Os cursos técnicos gratuitos disponíveis são: Mecânica; Vendas; Saúde Bucal; Transporte de Carga; Sistema de Energia Renovável; Automação Industrial; Metalurgia; Eletrotécnica; Logística; Análises Clínicas; Eletromecânica; Estética; Edificações; Informática; Enfermagem; Administração; Segurança do Trabalho Desenvolvimento de Sistemas.

Instituições de ensino
As instituições de ensino no Vale do Aço com vagas para o programa são: Colégio Cest, Colégio São Francisco Xavier, Senai, Proz e Escola Pró-imagem Educação Profissional, em Ipatinga; Faculdade Acesita (Facesita), Senai e Colégio IEPAS, em Timóteo; e Colminas - Colégio Técnico do Leste Mineiro, em Coronel Fabriciano.

124 cursos
A nova etapa do programa é oferecida em mais dez municípios, totalizando 124 onde há cursos disponíveis. Os estudantes contam com ajuda de custo para alimentação e transporte. O catálogo de cursos também ganhou mais sete opções: Planejamento e Controle de Produção, Vigilância em Saúde, Cibersistemas para Automação, Agroindústria, Transporte de Cargas, Internet das Coisas IOT e Celulose e Papel. Os cursos oferecidos e as instituições em que serão ministrados constam no Catálogo de Cursos, divulgado na segunda-feira (30), pelo site do programa.

Quem pode se inscrever
Estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, das redes públicas e particulares, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ensino médio, assim como pessoas que já concluíram essa etapa de ensino podem participar do programa. Não há limite de idade para concorrer às vagas, mas o processo de seleção determina critérios de ordem de prioridade e desempate. Todos os detalhes constam na Resolução SEE n°4.794, de 22/11/2022.

Dados necessários
Para realizar a inscrição no “Trilhas de Futuro” são necessários os seguintes dados: Nome completo do candidato/estudante; Nome social; Data de nascimento; Sexo e raça; Nacionalidade e naturalidade; Endereço completo, inclusive CEP; Telefones de contato; E-mail (se possuir); CPF do aluno; Nome e CPF da mãe/pai ou responsável legal; Declaração se o candidato/estudante possui deficiência; Escolaridade que possui no momento da inscrição; Rede de ensino em que está cursando ou concluiu o ensino médio; Indicação do curso de interesse, do turno, da instituição e do endereço de preferência; Informação sobre ocupação profissional.

Matrículas
As matrículas dos estudantes selecionados no processo regular serão feitas, presencialmente e direto nas instituições escolhidas, entre os dias 27 de fevereiro e 9 de março. A previsão é a de que as aulas comecem no mês de abril. Mais informações pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Neiliam Maria de Jesus

12 de fevereiro, 2023 | 12:20

“Qero muito fazer enfermagem”

Francielly Oliveira Félix

11 de fevereiro, 2023 | 07:46

“Fazer cursos”

Catia Oliveira Torres

07 de fevereiro, 2023 | 11:21

“Quero muito poder fazer curso técnico”

Bianca

05 de fevereiro, 2023 | 18:41

“Quero muito poder estudar enfermagem”

Vitória Emanueli de Souza Tiago

03 de fevereiro, 2023 | 14:14

“Curso técnico”

Bolsaauxilioincapazsempernabraço

03 de fevereiro, 2023 | 08:51

“na minha época eu tive que trabalhar pra pagar meu curso técnico. hoje em dia eu trabalho pra pagar o curso técnico dos outros.

população hoje em dia ta sem braços e pernas, não consegue andar sozinhos.”

Envie seu Comentário