03 de fevereiro, de 2023 | 05:00

Festival Novo Teatro tem edição de verão neste fim de semana

A primeira edição foi um sucesso de público e de repercussão. Ocorreu em 2022, no Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, em Ipatinga. Foram dois dias de apresentação com três cenas a cada dia e premiação em troféu para diversas categorias, como melhor ator, melhor atriz, melhor dramaturgia, melhor cena etc.

Fotos: Reprodução
Com o sucesso da primeira edição, mostra volta a fomentar a criação artística dos jovensCom o sucesso da primeira edição, mostra volta a fomentar a criação artística dos jovens
Dessa vez, neste sábado (4) e domingo (5), sempre às 16h, será realizada a edição especial de verão do Festival Novo Teatro, também no Teatro Zélia Olguin. E os objetivos seguem a mesma filosofia: incentivar a pesquisa e fomentar a criação artística de jovens atores na região do Vale do Aço. O projeto tem a coordenação e direção de Pedro Barroso e Camila Vaz com o apoio do Instituto Usiminas.

Conforme a produção, a segunda edição do festival contará com muitas novidades. A primeira é que não será de caráter competitivo, mas, sim, como exposição de apresentações. Outra novidade é que, além de jovens entre 15 e 29 anos, haverá cenas com elenco infantil, de 9 a 12 anos, e com elenco sênior +35 anos.

“A ideia do festival é, cada vez mais, buscar as diferentes formas de se fazer teatro pelo olhar dos estudantes de cursos livres. É um espaço, também, de troca artística tanto dos atores e das atrizes em cena quanto dos artistas da região, uma vez que a grande maioria desses artistas iniciou as suas carreiras nas mesmas escolas e cursos que esses jovens. É uma forma de dar continuidade à história que gerações e gerações vêm construindo dentro do universo das artes na cena do Vale do Aço”, argumenta a produção do Festival Novo Teatro. Os ingressos estão no valor de R$ 20 (inteira) e R$10 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou na plataforma Sympla.

PROGRAMA DE APRESENTAÇÕES
Sábado (4/2)

“Experimento Prisma - Cena Azul, Cena Roxa e Cena Vermelha”
Elenco: Amanda Vitória, Yasmin Cabral, Reycielle Vitória, Larissa Hellen, Kimberly Stefani, Gabriel Victório, Rayssa Nogueira, Mariana França, Tamires Pereira, Lorena Kelen, Rafael Germano, Fabio Danilo, Suellen Caroline, Kleverson Souza e Lucas Erickson.
Sinopse: Baseado em dramaturgias de autora clássicas do teatro, como Hamlet, Pirandello e Tchekhov, trata-se de uma montagem da mesma cena porém sob três óticas e visões diferentes. O prisma é um objeto que, quando a luz branca bate, reflete outras cores. Assim é o espetáculo, um único texto “colorido” de diversas formas. O trabalho trata, de forma cômica, questões sobre sonho, vida e teatro.

Domingo (5/2)
“Fruto Maduro”
Elenco: Jezenice Lopes, Vanessa Simões, Evelyn Eymard, Carla Reis, Elza Aparecida, Emi Magna e Márcia Helena.
Sinopse: Ao trazerem textos de Mário de Andrade, Cecília Meireles, Rupi Kaur e, também, música de Caetano Veloso, as atrizes envolvem o público em reflexões sobre a vida, o tempo, os sentimentos e as pequenas coisas que dão valor ao viver.
“Parlendas”
Elenco: Manuela Sequeto, Ana Clara Chireia, Rhyana Bueno e Gabriel Alexandre.
Sinopse: Os atores brincam com conhecidas parlendas, trazendo releituras e cenas cômicas que fortalecem os conhecimentos do folclore regional e nacional.
“A Grande Virada”
Elenco: Emily Carolina, Maria Luiza Guimarães, Luiz Antônio e Yanna Medeiros.
Sinopse: Inspirados em seminários com pesquisas confusas e mal estruturadas, os atores “coaching” apresentam palestras absurdas que envolvem o público pela comicidade e ironia. A peça contém quatro cenas curtas que se complementam, são elas: “Como não ser um pobre”, “As vantagens de ser pobre”, “Os males da psicoterapia” e “Como ser um hater”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário