DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

31 de janeiro, de 2023 | 17:40

Ipatinga ganha mais uma na justiça desportiva e se mantém na elite do Campeonato Mineiro

Reprodução
Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)

Por seis votos a três, o Ipatinga foi mais uma vez absolvido na justiça desportiva. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (31) pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em sessão mista, com parte dos auditores na sede do tribunal, no Rio de Janeiro, e com os demais em diversas localidades, participando da sessão de forma remota.
 
O resultado foi dado por volta das 17h40, após longa sessão. Além de manter o clube na disputa do Campeonato Mineiro do Módulo A, o Ipatinga foi absolvido, assim como o presidente, Nicanor Pires (que havia sido punido com suspensão de 540 dias e multa de R$ 10 mil.
 
A reunião do STJD estava marcada para às 11h, mas começou com cerca de meia hora de atraso. O caso do Ipatinga era o primeiro da pauta de julgamentos e começou a ser analisado, até que o advogado do Betim, André Zica, pediu a retirada do processo da pauta, para que fosse julgada noutra data, já que os documentos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), terceira interessada no processo, foram juntados somente no dia anterior. Porém, o relator não aceitou e marcou o julgamento do imbróglio entre os mineiros como último processo da pauta da sessão. Com isso, a decisão sobre o futuro do Ipatinga no Estadual só ocorreu no fim da tarde.
 
A análise do caso Ipatinga x Betim começou somente às 15h57. A defesa do Betim solicitou novamente o adiamento do julgamento. Porém, teve seu pedido negado.
 
Agora vai a campo
O início do Campeonato Mineiro, agendado para 21 de janeiro, chegou a ser suspenso no dia 13 por uma liminar. Porém, quatro dias depois, o STJD liberou o início do Estadual, mas sem os jogos do Ipatinga, que foram suspensos, até definição do imbróglio jurídico.

Com a decisão desta terça-feira, o Ipatinga vai, enfim, estrear na competição, provavelmente neste sábado (4), 19h, contra o Atlético, no Ipatingão (a FMF deve confirmar a partida nesta quarta-feira). O elenco realiza pré-temporada desde o dia 12 de dezembro.
 
Imbróglio
O Ipatinga foi parar na justiça desportiva por causa de uma denúncia do Betim, que acusa o Tigre de ter cometido irregularidades na inscrição de jogadores no Módulo B passado. O clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte pleiteava a vaga que o Ipatinga conquistou, em campo, na elite do Campeonato Mineiro.

A primeira denúncia do Betim foi feita em setembro passado à Federação Mineira de Futebol (FMF), mas a justiça desportiva foi acionada somente no dia 29 de novembro. Somente agora, dia 31 de janeiro, a situação foi finalmente encerrada nos tribunais. Numa das decisões do STJD, o tribunal considerou o recurso do Betim prescrito, ou seja, apresentado fora do prazo legal de 60 dias após o encerramento do Módulo B.
 

Já publicado:
Destino do Ipatinga no Estadual será definido nesta terça-feira

Julgamento do imbróglio Ipatinga x Betim será dia 31, às 11h, no STJD

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0103535-suspensao-dos-jogos-do-ipatinga-muda-programacao-dos-outros-times-do-mineiro

Jurídico do Ipatinga trabalha para estreia, afirma Nicanor Pires

Decisão do TJD-MG mantém Ipatinga no Módulo A do Campeonato Mineiro

Decisão liminar suspende início do campeonato mineiro

Descartada denúncia do Betim sobre irregularidade do Ipatinga no Módulo B

Betim reivindica vaga do Ipatinga na 1ª Divisão
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Malvadeza

01 de fevereiro, 2023 | 10:36

“Agora é só confirmar a data do jogo com o melhor de Minas pra gente comparecer no ipatingão”

Marcelão Alves

01 de fevereiro, 2023 | 09:07

“Justiça foi feita. Futebol tem que prevalecer as quatro linhas. Quem sabe o Betim arrume gente competente para tocar seu futebol.”

Envie seu Comentário