30 de janeiro, de 2023 | 10:03

Começa a reconstrução do viaduto da avenida Magalhães Pinto em Coronel Fabriciano

Divulgação
Viaduto já está sendo demolido e no seu lugar será construído outro, mais alto e mais largo Viaduto já está sendo demolido e no seu lugar será construído outro, mais alto e mais largo

O viaduto do trevo de Coronel Fabriciano começou a ser demolido na manhã desta segunda-feira (30). Em cerca de seis meses, no local terá um novo viaduto com gabarito de cinco metros, três pistas na parte superior (avenida Tancredo Neves/antiga BR-381) e quatro vias na avenida Magalhães Pinto e alças de acesso adequadas ao novo traçado. As informações foram divulgadas pela administração municipal.

Num evento que reuniu populares, autoridades, secretariado municipal e imprensa, o prefeito Marcos Vinicius assinou a ordem de serviço para o início das obras na manhã desta segunda-feira. Minutos depois, ele mesmo fez questão de entrar em uma máquina e “quebrar” um pedaço do que ele intitula “viaduto da vergonha”.

“É uma obra emblemática. Semanalmente caminhões de carga ‘agarram’ aqui. Sem contar o risco de parte da estrutura cair e atingir um veículo, uma pessoa. É uma obra realmente importante, que vai trazer mobilidade urbana para a cidade. Não é tanto pelo volume de investimentos, mas pelo compromisso que a nossa gestão firmou com a população”, resume o prefeito.

“Agora entramos na fase de execução. Espera-se que a obra pronta, que segue todos os normativos técnicos, atenda o anseio da população de Fabriciano e Vale do Aço, com segurança e mais mobilidade urbana”, destacou o analista de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Claudinei Matias, presente na solenidade.

O investimento para construção do novo viaduto é de R$ R$ 5,3 milhões, sendo 50% custeado com recursos próprios do município.
Divulgação
Desde domingo o tráfego está alterado na passagem da avenida Magalhães Pinto sob a avenida Tancredo NevesDesde domingo o tráfego está alterado na passagem da avenida Magalhães Pinto sob a avenida Tancredo Neves


Mobilidade urbana e segurança

O secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, destaca que o novo viaduto terá a altura de cinco metros, compatível com os normativos técnicos. “O objetivo da prefeitura é que a estrutura seja entregue pronta para operar em capacidade plena e que permita o tráfego de caminhões de grande porte dentro da cidade, garanta a segurança à população e fluidez do trânsito num curto espaço de tempo”, explica.
O serviço é executado pela empresa Ribeiro Alvim Engenharia Ltda, vencedora da licitação.

Canteiro de obras

Desde o início da tarde de domingo (29), o tráfego de veículos está impedido no local. O trânsito é realizado pelas alças laterais construídas pela prefeitura no entorno do viaduto nos sentidos Centro, Melo Viana, Ipatinga e Timóteo. O local recebeu sinalização horizontal e faixas indicando os desvios.

Os agentes de trânsito da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos do município ajudam no controle do fluxo e orientação dos motoristas, sobretudo nos horários de pico. O tráfego de pedestres também está proibido. A área da obra será totalmente cercada por segurança.

“Sabemos que é uma obra que mexe com o ir e vir da população. Mas ela irá terminar e é definitiva. Por isso, pedimos para que os condutores respeitem a sinalização e trafeguem com paciência”, completa o secretário.

Reivindicação antiga

Depois de várias tratativas, reuniões e gestão política, a administração de Fabriciano conseguiu aprovar o seu projeto de reconstrução do viaduto junto ao Dnit em 2020. A sinalização positiva para execução das obras definitivas veio após o órgão federal realizar obras emergenciais para “manter a segurança e o viaduto de pé”, com instalação de vigas metálicas de cerca de 50 centímetros de espessura. Os recursos foram liberados no fim do ano passado.

Já publicado:

Novo viaduto: Dinheiro virá do Ministério da Infraestrutura/Dnit e contrapartida do município

Congestionamento gigante

A interdição do viaduto coincidiu com o bloqueio da BR-381, no contorno rodoviário perto da fábrica de pipocas, em um trecho localizado entre os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, em função da pane em uma carreta que transportava uma peça da Emalto (convertedor de aciaria), pesando 220 toneladas.

Com a retenção na BR-381, o tráfego urbano de Coronel Fabriciano ficou sobrecarregado na manhã desta segunda-feira, o que requer paciência dos motoristas.

Divulgação
Projeto do novo viaduto da avenida Magalhães Pinto em Coronel FabricianoProjeto do novo viaduto da avenida Magalhães Pinto em Coronel Fabriciano
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carol

01 de fevereiro, 2023 | 10:11

“Caminhão maior, mais peso no asfalto, se com peso menor o asfalto velho já está cheio de buraco (inclusive os asfaltos novos já estão cheio de remendos sem muito peso), imagina quando os mais pesados trafegarem. Queremos obra para melhorar a qualidade do asfalto tbm e com urgência. Não apenas tapa buraco.”

Paulo

30 de janeiro, 2023 | 20:07

“Não é bem assim os avanços faz parte de governabilidade de ambos cê fosse fácil assim esse mesmo Prefeito que já está segundo mandato teria feito no primeiro pq não o fez? Pq nada é tão fácil como se pensa cara um que já passou pela gestão de Fabriciano deixou seu legado uai sô que bobagem essa .”

Anderson

30 de janeiro, 2023 | 14:52

“"Erre" se você leu a matéria completa deveria ter prestado atenção, pois nela fala que são seis meses, seis escrito dificulta né, então é 6 meses”

Erre

30 de janeiro, 2023 | 11:29

“Muito boa a matéria, só faltou dizer qual a previsão de entrega.”

Envie seu Comentário