30 de janeiro, de 2023 | 13:00
Depois de dois dias, peça gigante chega a Ipatinga
Com atualização de informações às 13h de 30/1Depois de dois dias de imprevistos, a super peça produzida pela Emalto, em Timóteo, chegou a Ipatinga. A distância de deslocamento não chega a 30 quilômetros, entre a fábrica na avenida Alexandre Torquetti e o pátio das transportadoras da Usiminas, em Ipatinga, mas desde domingo o trajeto está parcialmente fechado.
Agora a tarde, o trecho da avenida Pedro Linhares Gomes, entre o trevo da Estrada das Lavadeiras e o bairro Horto terá o trânsito fechado na pista sentido a Belo Horizonte. Isso porque a carreta que transporta a peça vai trafegar na contramão de direção. Caso não haja outro imprevisto, a previsão é que entre 30 e 40 minutos a carreta com o sobre peso percorra a distância em Ipatinga e o trânsito volte a ser liberado.
O contorno rodoviário da BR-381 ficou parcialmente fechado no trecho entre Timóteo e Coronel Fabriciano, desde o fim da tarde de domingo (29) até o fim da manhã desta segunda-feira.
Enviada por leitor
Ao passar sob a ponte velha entre Timóteo e Coronel Fabriciano, peça quase raspou as vigas de aço

Ontem, por volta das 17h, um dos caminhões tratores da carreta que deslocava em baixa velocidade com a super peça entrou em pane, quando passava por um trecho em subida, no Km 272, logo depois do trevo da fábrica de pipocas. Com a peça a ocupar a largura das duas pistas, o trânsito teve que ser fechado.
Com isso, o tráfego da BR-381 foi desviado para o antigo trecho da rodovia, via distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, depois Coronel Fabriciano, para retornar ao contorno rodoviário, pela nova alça no bairro Mangueiras, ou via Caladinho de Cima e Morro da Usipa.
Com o imprevisto de domingo, o trânsito nas principais vias de Coronel Fabriciano, tanto pelo Caladinho de Cima quanto pelo bairro Mangueiras, apresentou congestionamento gigante na manhã desta segunda-feira.
Coincidentemente, foi fechado justamente no domingo (29) o viaduto da avenida Tancredo Neves, sobre a avenida Magalhães Pinto, em Coronel Fabriciano. Isso porque foi iniciada a demolição do antigo viaduto, para a construção de uma nova obra de arte.
Peça gigante
A super peça do setor metalomecânico pesa 220 toneladas, tem 8,74 metros de largura x 6,70 metros de altura x 9,00 metros comprimento. O transporte da peça estava previsto para ser realizado no dia 12 de janeiro, mas precisou ser remarcado para domingo. Com o imprevisto, da pane em um dos caminhões tratores, o transporte será concluído somente nesta segunda-feira.
Depois de dois dias de trabalho, peça gigante chega a Iipatinga. Veja, no vídeo, como foi o deslocamento pelo contorno rodoviário - https://t.co/9c09xlTh1S pic.twitter.com/L4BaryE63N
Diário do Aço (@diario_do_aco) January 30, 2023
Divulgação
Depois de dois dias de trabalho peça gigante chegou a Ipatinga no começo da tarde desta segunda-feira

Reprodução
Peça de grandes dimensões foi produzida em Timóteo para ser entregue em Ipatinga

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Canhotinho
04 de fevereiro, 2023 | 12:09Quem viu a peça entrando ?”
Roni
31 de janeiro, 2023 | 12:51parabéns a todos os envolvidos nessa operação.
Quanto as criticas,sem comentários.2 dias não foi nada em vistas das péssimas condições das nossas br brasil a fora.”
Geraldo Tadeu Pinto
30 de janeiro, 2023 | 23:40Parabéns as Empresa Emalto e Usininas Pela Grandeza e Demonstração de Tecnologia Aplicada em Nossa Região Aqui no Vale do Aço.”
Ricardo Gonçalves de Lima
30 de janeiro, 2023 | 23:01O trânsito em Fabriciano ficou um caus”
Flávio Barony
30 de janeiro, 2023 | 21:50A empresa que produziu a peca merece os parabens diante de algo tao notorio para regiao!!! E os envolvidos no transporte estao de parabens tambem, pois foi um desafio realizar algo inedito em uma malha viaria tao limitada para o escoamento da producao...”
Marcelo
30 de janeiro, 2023 | 21:09Os comentários chegam a ser engracados pois causaram alguns transtornos durante dois dias e não dois meses. A Usiminas, a emalto, aperam, e outras, geram muitos empregos. Então não reclamem, pois se n?o fossem elas a população desta região seria menos 70%. Graças a elas temos empregos direto e indireto.”
Antonio Dimas Guedes Otoni
30 de janeiro, 2023 | 19:43Oia, oia o trem, vem surgindo de traz das montanhas azuis, oia o trem, quem vai parar? quem vai seguir? quem vai xingar? quem vai sorrir?”
Afonso da Onça
30 de janeiro, 2023 | 13:03Usiminas brilhando! isso teria que ter sido produzido dentro da área da usina...”
Oliveira
30 de janeiro, 2023 | 06:31Dei errado! Tiveram dificuldade para subirem uma pequena inclinação. Foi até bom, por para baixo ninguém segura. Os freios deverão ser testados a condições extremas. Por segurança, ninguém deve permanecer próximo em seu deslocamento. Com o diz um amigo, um problema sempre dá!”
Jmvs
29 de janeiro, 2023 | 22:57Sempre que transporta uma peça grande causa esse transtorno,que lástima ,falta de investimento ferroviário é mais fácil”
???
29 de janeiro, 2023 | 22:31E quem lucra com essa peça vai pagar pelo transtorno?”
Zé
29 de janeiro, 2023 | 17:57Os trilhos da Estrada de Ferro Vitória Minas passam literalmente no quintal das empresas Emalto e Usiminas. Se houvesse maior investimento em tecnologia ferroviária no Brasil e especialmente no Vale do Aço, provavelmente o transporte de peças tão gigantescas não causariam transtornos nas estradas, vez que seriam transportadas via trem.”
Jao
26 de janeiro, 2023 | 16:56Virou novela o transporte desta garrafa.”