PREF BELO ORIENTE MAIO LARANJA 02 - 728X90

19 de janeiro, de 2023 | 08:05

Previsão meteorológica indica possibilidade de chuva nos próximos dias no Vale do Aço

Stéphanie Lisboa
Típicas pancadas de verão estão previstas para a região nos próximos dias Típicas pancadas de verão estão previstas para a região nos próximos dias
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
O calor intenso, do qual o morador do Vale do Aço já está acostumado, voltou com força total nos últimos dias. Depois da chuvarada, registrada no fim de 2022 e nas duas primeiras semanas de 2023, os temporais pareciam ter dado uma trégua para a população, mas os dias “molhados” devem voltar. O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) prevê chuvas passageiras que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.

“Para os próximos dias, a tendência é de volta das típicas pancadas de verão. Quinta-feira (19) com céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, ou seja, ainda um dia quente, mas com as típicas pancadas de verão a partir da tarde”, informou a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes.

Entre sexta-feira (20) e domingo (22), a possibilidade de chuva permanece. “A partir de sexta-feira a tendência é de dia mais nublado, com momentos de abertura, e as chuvas de novo em forma de pancadas, isso deve persistir até o domingo”, explicou Anete, fazendo questão de lembrar que a pancada de chuva não abrange, necessariamente, toda a região.

“Apresenta grande variabilidade em relação à distribuição no espaço, ou seja, chove em uma cidade e não chove em outra. E também na intensidade, pode chover muito forte em uma localidade e não tão forte assim em outra”, completou.

Tempo abafado
Segundo a meteorologista, a temperatura tende a cair um pouco nos próximos dias por causa da maior quantidade de nuvens, mas a umidade elevada na atmosfera manterá a sensação de abafamento. “A tendência é de uma maior quantidade de nuvens, o que tende a reduzir o calor. Fica aquela condição de abafamento, por conta da quantidade de umidade na atmosfera, mas a temperatura máxima tende a cair um pouco”, esclareceu.

O calor veio para ficar?
É verão, a estação conhecida e lembrada pelo calor. Período também das férias escolares, em que algumas famílias aproveitam para ir a clubes, sítios, cachoeiras. E nesse tipo de passeio o sol é sempre bem-vindo. Mas será que o calor veio para ficar? Anete esclareceu a dúvida.

“Estamos no verão, que coincide com o auge da nossa estação chuvosa. Por isto, a temperatura é fortemente controlada pela nebulosidade. Então, quando há predomínio de céu claro (sem nuvens) ou poucas nuvens a temperatura se eleva bastante, o que aconteceu nos últimos dias. No entanto, com o retorno das pancadas de chuva e a tendência de aumento da quantidade de nuvens, a temperatura não deve subir muito ao longo do dia”.

Dia mais quente de 2023
Dados apurados pelo Inmet indicam que o dia mais quente de 2023 foi registrado no último sábado (14). “A única estação do Inmet no Vale do Aço fica em Timóteo, a maior temperatura desde o dia 1º de janeiro foi 31ºC registrados no dia 14/01/23”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário