17 de janeiro, de 2023 | 07:44

Usuários do Ipsemg em Ipatinga enfrentam dificuldades para marcar consultas

Enviada por leitor
Na tentativa de conseguir a marcação de uma consulta ou exame, diversos beneficiários do Ipsemg compareceram ao hospital na manhã desta segunda-feira, formando filas e aglomeração Na tentativa de conseguir a marcação de uma consulta ou exame, diversos beneficiários do Ipsemg compareceram ao hospital na manhã desta segunda-feira, formando filas e aglomeração

Beneficiários da assistência à saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) têm encarado maus bocados na tentativa de agendar consultas e exames utilizando o convênio. Nesta segunda-feira, um usuário do serviço esteve no Hospital Márcio Cunha (HMC) em Ipatinga, conveniado do Ipsemg, e fotografou a fila formada dentro e fora da unidade de saúde, com pessoas de diversas idades, na esperança de garantir uma vaga para atendimento médico-hospitalar.

O registro mostra as pessoas submetidas a situações extremas, como filas demoradas e salas cheias, com aglomeração principalmente de idosos. Todos estavam lá tentando uma marcação.

De acordo com o denunciante, a situação exposta nas imagens é frequente e se repete, ao menos, uma vez a cada mês. Segundo o usuário, a temporada de marcação de consultas é aberta no meio do mês, e aí começa a correria dos beneficiários na tentativa de assegurar uma consulta ou exame na rede credenciada do Ipsemg.

A necessidade é tamanha que, em alguns casos, pacientes se sacrificam para conquistar a consulta e, para isso, dormem na fila. Para se ter uma ideia, a pessoa que conseguiu a primeira senha de atendimento nesta segunda-feira chegou ao local às 22h de domingo (15), contou o usuário.

Por outro lado, há casos em que o paciente volta para casa sem realizar a marcação. Foi o que relatou o denunciante, indicando que pela terceira vez o beneficiário não conseguiu a vaga nesta segunda-feira. O paciente disse que deseja um pouco mais de respeito e dignidade e que a solução é a ampliação do número de vagas, diante da expressiva demanda registrada mensalmente.

Cota mensal
Em reposta aos questionamentos enviados pela reportagem do Diário do Aço, o Ipsemg informou que esteve em diálogo com o Hospital Márcio Cunha e que uma solução foi proposta para atender a demanda. “A cota mensal prevista será ampliada”, afirmou o texto.

A assessoria de comunicação do Instituto explicou como são estabelecidas as cotas mensais. “O Ipsemg esclarece que é obrigado a exercer controle sobre o movimento dos atendimentos pelos seus prestadores de serviço, visando evitar que as despesas resultantes da assistência à saúde aos servidores públicos e seus dependentes ultrapassem os limites orçamentários aos quais o Instituto está sujeito”.

Filas
Em relação às filas registradas nesta segunda-feira, o Instituto esclareceu que os meios disponibilizados para agendamento de procedimentos aos usuários são específicos de cada prestador credenciado. “Diante dos fatos sinalizados, o credenciado em questão será acionado para que outros meios de agendamento, além do presencial, sejam disponibilizados pelo hospital”, prometeu.

Urgência
O Ipsemg destacou ainda que “os atendimentos de urgência/emergência não deixam de ser realizados em razão do esgotamento da cota mensal na rede credenciada”. No fechamento da nota, o Instituto enfatizou o trabalho de que tem desenvolvido. “Tem realizado várias ações no sentido de otimizar seus recursos de forma a possibilitar a ampliação da oferta de atendimento aos beneficiários”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joana

19 de janeiro, 2023 | 18:53

“O fato do IPSEMG disponibilizar datas específicas é que gera esse tumulto. Vale ressaltar que os colaboradores do hospital não tem culpa do volume de gente e muitas vezes os pacientes são culpados pela demora devida a ida nos guichês a todo momento fazendo perguntas. Isso sem contar a falta de postura ao tratar os colaboradores com extrema ignorância. Essa parte nunca é relatada”

Contribuinte

18 de janeiro, 2023 | 13:27

“A Deliany resumiu bem a realidade nossa: "Faltam hospitais no Brasil inteiro e sobram campos de futebol. A saúde é o nosso maior bem", parabens pelo pensamento.”

Deliany

18 de janeiro, 2023 | 11:11

“Não são apenas usuarios do IPSEMG, são todos. O hospital tornou-se pequeno para tantas pessoas, sao tantos associados e um só hospital atendendo pessoas de todo eo estado. Assim não dá e os planos muito caros. Lembranso que o HMC não é exclusivo do IPSEMG e sim do Usisaude que também muitas vezes ficam sem poder consultar e fazer exames por falta se vagas. Penso que seria uma saída os usuários do IPSEMG exigirem a construção de um hospital próprio, para todos os seu associados. Falta hospitais no Brasil inteiro e sobra campos de futebol. A saúde é o nosso maior bem, dado por Deus.”

Chapolin Descolorado

18 de janeiro, 2023 | 06:46

“Infelizmente meus caros este IPSEMIG é uma patifaria. Pra começar os servidores e atendendentes do instituto são muito mal educado e desinformados. Quanto a este hospital, é uma luta. Já fiz dezenas de reclamações no portal sobre a não possibilidade de marcação de consultas on-line. Nunca obtive resposta. 15 anos pagando por um plano que não funciona. Este hospital só tem nome, é mais do mesmo. Está longe de ser referência em atendimento ao paciente. Pegar com Deus, fazer o quê?”

Gislene de Fátima

17 de janeiro, 2023 | 20:33

“Gente, o hospital tá difícil mesmo. É triste de se ver. Mas tenho conseguido algumas alternativas que estão resolvendo meu problema. A PROMEDICO tem várias especialidades e exames muito mais fácil de conseguir vaga. A clínica São Judas Tadeu TB faz exames muito mais rápido. Busquem outros caminhos que o hospital tá uma vergonha. A chefe da regional do IPSEMG cobra deles mas sempre têm uma desculpa. Estou buscando outros caminhos e sendo bem sucedida. Fica a dica.”

Jorge

17 de janeiro, 2023 | 20:15

“Não se preocupem usuários do IPSEMG os usuários do SUS está pior.”

José Lino de Carvalho

17 de janeiro, 2023 | 19:06

“Tenho o Usisaude e coincidência ou não ,se tem algua relação com o Ipsemg tive uma consulta cancelada .”

Coronel Vitoriano

17 de janeiro, 2023 | 17:42

“Em verdade, os segurados do IPSM estão no mesmo barco. Nunca há vagas para as consultas. Médicos não liberam a agenda. É um inferno. Não vai mudar. Será uma eterna disputa entre o prestador de serviço
, O plano e a tal tabela.”

Brenda

17 de janeiro, 2023 | 16:45

“Estou com nódulos nos seios e preciso de acompanhamento mensal, estou desde de outubro "mês rosa que tanto eles gastam com propaganda" sem conseguir marcar o retorno para a análise dos meus exames.

Isso é um absurdo, abrem a cota em datas diferentes da abertura de agenda dos médicos, muitas das vezes tem a cota e não tem a vaga com o médico. Emergência, nunca nem vimos... Tudo é tratado com descaso.

Demorei 2 anos para tentar realizar uma ressonância nesse hospital consegui final do ano passado em outro hospital porque vi que nesse eles nunca davam realmente a oportunidade para o plano de saúde terceirizado”

Marilene

17 de janeiro, 2023 | 16:30

“Estou desde novembro tentando agendar uma consulta para trocar uma receita de um medicamento para controlar dores fortes. Mês passado me disseram que tinha quota, mas não tinha médicos disponíveis. Consegui trocar a receita no posto, embora eu precise passar pelo neurologista já ajudou. Eu sinto que é um descaso com os servidores e usuários, pois até décimo terceiro eles recolhem e quando precisamos.”

Dalva Maria de Oliveira

17 de janeiro, 2023 | 15:11

“Tenho tentando agendar oftalmologista para uma cirurgia de catarata e não consigo.”

Dida

17 de janeiro, 2023 | 11:44

“A CULPA TODA É DO GOVERNADOR DEVAGAR ZEMA QUE SÓ FICA COM CONVERSA MOLE E COLOCANDO CULPA NOS OUTROS.”

Daniela

17 de janeiro, 2023 | 10:06

“Bom dia!
O hospital Márcio Cunha disponibiliza outros tipos de marcação, porém NÃO consegui agendar nenhum procedimento. O presencial é método que tentamos agendar eedmo assim sem nenhuma eficácia. A cota do IPSEMG acaba nos primeiros minutos do dia. Falta de respeito conosco servidores que pagamos mensalmente para ter assistência médica e hospitalar. Merecemos um mínimo de respeito e dignidade! Fica aqui meu desabafo!”

Novo.no Ipsemg

17 de janeiro, 2023 | 09:14

“sou novo no ipsemg. mas ja vou cancelar. pagar e não poder usar,não dá.”

Iraci Martins da Silva Rodrigues

16 de janeiro, 2023 | 23:06

“? justo e urgente que nós, servidores do Estado, tenhamos o direito a um plano de saúde amplo e de qualidade. Qdo conseguimos uma consulta, não temos a oportunidade do retorno. Tudo muito difícil. Através de agendamento é praticamente impossível.
Merecemos um tratamento justo e igualitário. Fica aqui a minha indignação.
Espero que melhore a forma de atendimento.
Obrigada. Boa Noite!”

Envie seu Comentário