Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de janeiro, de 2023 | 20:00

Ipatinguense pode ser condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos

Governo estadunidense tenta extraditar jovem, que está no Panamá

Arquivo DA
Não houve qualquer comunicação oficial sobre a prisão de brasileiro no PanamáNão houve qualquer comunicação oficial sobre a prisão de brasileiro no Panamá

Um jovem brasileiro, de 19 anos, sem qualquer histórico de criminalidade ou ilícitos, pode ser levado à prisão perpétua nos Estados Unidos, por supostamente ter participado do homicídio não intencional de outro brasileiro, na cidade da Filadélfia, estado da Pensilvânia. A informação é dos advogados Ignácio de Barros e Bernardo Simões Coelho, responsáveis pela defesa de B.M.F., natural de Ipatinga e que reside há três anos na Pensilvânia.

No processo consta que o Ipatinguense, com outros dois brasileiros, tentaram praticar um roubo a mão armada para levar dinheiro de um salão de cabeleireiro. Um dos assaltantes atirou e matou o próprio comparsa. Já a vítima, um jovem de 27 anos, cabeleireiro, foi atingido por um tiro e ficou paraplégico. A ação foi registrada por câmeras de segurança. O fato ocorreu em outubro de 2022.

B.M.F. foi preso pela Interpol no Aeroporto Internacional do Panamá (Tocumem), quando fazia escala em voo de retorno dos EUA ao Brasil, por pedido das autoridades estadunidenses, no dia 22 de dezembro de 2022. Segundo as autoridades, no dia 1º de outubro daquele ano, B.M.F., junto com outros jovens brasileiros, se envolveu em crime (roubo) que resultou na morte de um homem e em lesões corporais de natureza grave de outro (ambos brasileiros). Não se sabe ao certo quem foi o autor dos disparos. O ipatinguense alega que não teve intenção matar ninguém e que não foi ele o autor dos disparos, tendo sido uma terceira pessoa.

Todos os envolvidos, inclusive as supostas vítimas, são brasileiros, de nacionalidade exclusiva (não são naturalizados nem possuem cidadania estadunidense, ou de qualquer outro país). Conforme a defesa, no dia 15 de novembro foi expedido mandado de prisão preventiva contra B.M.F. e demais envolvidos, pelo estado da Pensilvânia.

Embarque impedido

Na manhã do dia 21 de dezembro, na Cidade do México, B.M.F embarcou em um avião com destino ao Brasil. Apesar de estar sem passaporte, portava autorização de retorno ao Brasil, emitida pelo consulado brasileiro no México. Na breve escala realizada no aeroporto do Panamá, às 15h (horário local), o brasileiro foi retido no aeroporto para averiguação de documentos.

À despeito de confirmação da autenticidade de sua autorização de regresso ao Brasil, foi impedido de embarcar e foi preso preventivamente para fins de extradição, requerida pelo governo estadunidense, que fez pedido de prisão para a Interpol. “No dia 23 de dezembro foi realizada a primeira audiência de extradição, na qual o jovem de 19 anos não aceitou ser extraditado para os Estados Unidos, alegando querer retornar ao Brasil. Vale ressaltar que a Embaixada Brasileira no Panamá não foi oficialmente alertada da prisão do brasileiro pelas autoridades competentes, mas tão somente consultada a respeito da validade de seu documento de retorno”, informam os advogados, Ignácio e Bernardo.

Extradição

Segundo as autoridades, a intenção original dos jovens seria a de roubar uma das vítimas, sendo o homicídio consequência desse roubo e não o crime originalmente pretendido. Em comparação com a legislação brasileira, seria configurado como crime preterdoloso (dolo no crime antecedente – roubo, e culpa no consequente – homicídio). No Brasil, o jovem seria julgado pelo crime de latrocínio, com pena de 20 a 30 anos de prisão.

No estado da Pensilvânia, contudo, a despeito de haver sido decretado moratória à execução (pena de morte) de criminosos, o homicídio preterdoloso, “Felony Murder” (uma espécie de homicídio de segundo grau), recebe pena automática de prisão perpétua. Ainda mais grave, trata-se de espécie de Prisão Perpétua conhecida como “Death By Incarceration” (morte por encarceramento).

Ignácio e Bernardo acrescentam que uma vez condenado, invariavelmente, o indivíduo passará o resto de seus dias preso, sem direito a qualquer espécie de condicional ou remição. Diversos institutos de Direito Penal e de Direitos Humanos, nos Estados Unidos, lutam contra a prisão perpétua automática do estado da Pensilvânia, para homicídios de segundo grau, especialmente em se tratando de réu primário.

“O Brasil integra o grupo de países civilizados que se posiciona contra penas desumanas, como é o caso da pena de prisão perpétua. Essa espécie de pena se torna ainda mais medieval quando decretada para um jovem de 19 anos, réu primário e de bons antecedentes. Os americanos, por outro lado, em 2021, decidiram reestabelecer a prisão perpétua até mesmo para menores de idade”, frisam.

Assistência

O corpo consular brasileiro só tomou conhecimento da prisão por meio da ação do escritório Barroso e Coelho Advocacia, de Belo Horizonte, que foi contratado pela família ao receber ligação de B.M.F, de maneira que o jovem não pôde ser devidamente assistido pelo serviço consular brasileiro no país. Enquanto ainda se encontrava sob custódia da Interpol, foi permitido, sem qualquer entrave, a comunicação com seus familiares e com o escritório, que por sua vez estabeleceu contato direto com os responsáveis por sua apreensão. As autoridades panamenhas, até a presente data, não enviaram comunicado oficial à embaixada brasileira.

Os advogados chegaram no Panamá no dia 27 de dezembro, quando o jovem já estava custodiado pela polícia panamenha. A despeito de constantes e insistentes tentativas, as autoridades policiais e de governo panamenhas (Ministério das Relações Internacionais) não souberam prestar informações, atribuindo o fato à desorganização gerada pelo recesso de Natal e ano novo no país. No dia 28 de dezembro, em diligência presencial às delegacias e centros de detenção locais, conseguiram localizá-lo e com assistência de um advogado panamenho, ter acesso ao jovem, que se encontra detido no prédio da Direção Nacional de Investigações Judiciais, no Panamá.

“Constatamos que o mesmo tem sido bem tratado e teve resguardado seu direito de comunicação telefônica com seus familiares e advogados. Fomos recebidos, mesmo durante o recesso, pela senhora ministra Maria Dolores Penna de Almeida Cunha, representante da Embaixada Brasileira no país. Em reunião, informou que a Embaixada e o corpo consular brasileiro se encontram à disposição para prestar todo o auxílio necessário, uma vez provocados pelo governo brasileiro. Nos foi informado, ainda, que até a presente data, de fato, não houve qualquer comunicação oficial, por parte da autoridade competente no Panamá, acerca da prisão de brasileiro no país”, lamentam.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marilene de Andrade

17 de janeiro, 2023 | 17:13

“Ah, sim agora se matarem meu pai, vou poder sair assaltando e matando pessoas de bem, legal isso...
Infelizmente esse fato não justifica ele poder ser um assaltante ou um assassino.
Que ele cumpra a pena no território onde cometeu o crime, não é porque é brasileiro, o que a vitima seja brasileiro que eles tem que ser julgados com leis do Brasil, o crime ocorreu lá e é lá que ele tem que cumprir sua pena.
Fez sabendo das leis de onde estava, e fez por quis..... Então que pague pelos seus erros nos EUA.”

Verdade Seja Dita

16 de janeiro, 2023 | 13:19

“Este rapaz deixou um trabalhador paraplégico, sem nenhuma possibilidade de reverter o quadro de saúde dele. A vítima estava saindo do trabalho no qual havia trabalho mais de 12 horas cortando cabelo. Foi supreendido pelos meliantes que foram em busca do dinheiro. Um dos assaltantes o atigiu um tiro. O comparsa do roubo também foi atingido e morreu. Tem alguns jovem que saíram do Brasil e que já tinham alguma inclinação para o crime estavam fazendo a festa na região de Phildelphia.”

Valdemar

16 de janeiro, 2023 | 13:13

“Este crime aconteceu na Philadelphia, eles foram assaltar um cabelereiro brasileiro, um dos participantes do crime atirou no trabalhador, um dos participantes ficou revoltado com o tiro e atirou no outro participante. Foi uma trapalhada danada.
Sobre o cabelereiro, gente boa, trabalhador, deixou a esposa e um filho nos EUA, Havia chegado lá recente, nem um ano de america. Muito triste, que Deus conforte o coração da viuva e do filho.”

Santos

16 de janeiro, 2023 | 09:19

“Oh coisa boa, aqui no Brasil tinha de ser assim mesmo, pena de morte ao ladrão....”

Malvadeza

16 de janeiro, 2023 | 08:04

“Brasil já tem vagabundos de mais deixa esse cumprir pena lá mesmo”

Hjn

16 de janeiro, 2023 | 02:52

“Que a justiça seja feita. Aqui nos Estados Unidos a lei funciona.”

Oliveira

15 de janeiro, 2023 | 22:57

“O jovem de apenas 19 anos resolve cometer um crime de roubo, ocorre um homicídio, onde a pena é a prisão perpétua. Estranho é que: " a ninguém pode-se tolerar aintenção de infringir leis, de qualquer natureza em qualquer país". Resumindo, temos que prezar pelo cumprimento das leis, seja de maior potencial ofensivo bem como as de menor. Quanto a este cidadão, mesmo que o pai fora assassinado, deveria andar no caminho correto, não há justificativa para sua atitude. Achou que poderia levar vantagem e ficaria impune.”

Justiceiro

15 de janeiro, 2023 | 21:23

“Moleque quando é acostumado com a mãe Brasil de merda, faz isso mesmo. Ele não deve vim para o Brasil, senão vai ter argumento de malandro se vangloriando dos seus crimes. Agora, que ele sirva de exemplo para os bandidos que acha que todo país é de merda, de leis fracas como Brasil.”

Quem o Conhece?

15 de janeiro, 2023 | 19:59

“Nada justifica o erro dele, mas poucos conhecem a história de vida desse rapaz que foi preso, para fala que ele tem que morrer na cadeia. Pois eu o conheço desde que nasceu, então, não falo que ele merece morrer na cadeia, porque sei o quanto ele sofreu com o assassinato covarde do seu pai, que era tudo para ele na vida.”

Cê Tá Doido

15 de janeiro, 2023 | 15:21

“Tá achando que EUA é Brasil, cara vacilão mesmo
Agora fica na cadeia até morrer”

Amarildo

15 de janeiro, 2023 | 15:02

“Eu discordo da ideia de que tem passar na cadeia vida toda ele na realidade tem pagar sim pelo crime mais segundo as legislação brasileira que o crime foi cometido contra brasileiro”

Marco Savella

15 de janeiro, 2023 | 14:36

“Quer dizer que o criminoso está sendo tratado como vítima.
Eu não entendi ele foi assaltar e atirou no comparsa acidentalmente ?”

Dida

15 de janeiro, 2023 | 11:41

“SEM PERDÃO! NÃO MERECE VOLTAR , TEM QUE PAGAR PELO CRIME LÁ.”

Fulano

15 de janeiro, 2023 | 11:39

“Acho a atitude correta o cara sai do Brasil para melhor de vida e fica nessa safadeza apesar que quem realmete matou não está preso cheio desses vermes aqui”

Oliveira

15 de janeiro, 2023 | 11:11

“Pera aê Sr. Advogado: o meliante não queria cometer o crime? Só queria roubar e não matar? Inclusive Sr. Advogado esta reportagem me parece uma peça processual bem redigida a fim de sensibilizar os leitores. Correto será que o rapaz de 19 anos apenas, bons antecedentes criminais, seja transferido para os estado unidenses. Lá ele será melhor tratado e cumpriram a sua pena pois a família da vítima sentirá justa a sua prisão perpétua. Para finalizar, os advogados receberão altos honorários para defender este ex-cidadão de bem que já aos 19 anos estava indo para a carreira do crime.”

Wesley

15 de janeiro, 2023 | 10:48

“Lemos a história e dereitos do acusado.
Agora vamos ler a história das vítimas.
Deve ser trabalhadores quê foram vítimas de vagabundos e ainda resultou em morte.”

Duster

15 de janeiro, 2023 | 10:29

“Tinha que ser do Boachá .”

Eu Mesma

15 de janeiro, 2023 | 10:07

“Os advogados acham desumano um jovem de 19 anos ser condenado a prisão Perpetua. Eu já acho desumano esse mesmo jovem estar envolvido no assassinato de uma pessoa, e tb ser MUITO DESUMANO a outra vítima estar paraplégica. Aqui no Brasil ia pegar 20 anos nunca! Com 3 anos tava solto na rua. Ele é adulto. Tomou a decisão de cometer os crimes, q pague por eles. Advogados falam como se fosse ir ali na esquina comer um hambúrguer. Não, ele E seus comparsas saíram para cometer um crime de roubo . NAO FORAM OBRIGADOS A ATIRAR NAS VITIMAS.”

Bafo de Bode

15 de janeiro, 2023 | 09:38

“A sociedade ipatinguense falhou
Hoje somos exportadores de marginais
Fruto da sociedade piramidal mantida a ferro de usina e sangue de trabalhador... do jeito que o Bode gosta”

Gilson Sousa

15 de janeiro, 2023 | 09:19

“O moço achou que tava no Brasil,terra sem lei e desordem, aí deu ruim.”

Marley

15 de janeiro, 2023 | 09:10

“Como é de costume dos defensores brasileiros , vai querer trazer esse indivíduo para cumprir pena no Brasil.
Já se sabe que aqui não fica preso .
Deixa esse indivíduo lá mesmo . Morrer na cadeia é pouco pelo que fez . Roubar o próprio colega .
Fica aí mesmo.”

Como é Que Pode Um Trem Desse?

15 de janeiro, 2023 | 07:31

“O cara sai do Brasil, sonho de milhares de e pessoas, vai para os Estados Unidos, em vez de aproveitar a oportunidade vai cometer crime grave. Tem que morrer na cadeia mesmo.”

Envie seu Comentário