12 de janeiro, de 2023 | 09:21

Jovem de Ipatinga, que chegou ter o nome na Difusão Vermelha sai da cadeia e procura emprego

Arquivo/Diário do Aço
A polveira e um revólver que foram apreendidos pela PM na época das ameaçasA polveira e um revólver que foram apreendidos pela PM na época das ameaças
Com atualização em 17/3 para informar a liberação do brasileiro
Um jovem de 26 anos, que morava em Ipatinga, foi preso no estado de Ohio, nos Estados Unidos, na manhã de quarta-feira (11/1/2023). W.C.S. teve a prisão preventiva decretada pela Justiça da Comarca de Ipatinga sob a acusação de porte e venda, ambos ilegais, de arma de fogo, além de ameaças, segundo informações do Ministério Público de Minas Gerais.

A prisão foi efetuada após a inclusão de W.C. na “Difusão Vermelha”, lista de procurados pela Justiça junto à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), que foi requerida pelo titular da 11ª Promotoria de Justiça, promotor Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, ao juiz da 2ª Vara Criminal de Ipatinga, Antônio Augusto Calaes de Oliveira.

O magistrado encaminhou os dados para o Ministério de Relações Exteriores e o nome do acusado foi colocado na lista internacional de procurados. O caso começou com uma consulta do consulado de Washington sobre a renovação do passaporte de uma pessoa com mandado de prisão em aberto.

Acusação
Consta nos autos, em abril de 2021, que W.C., junto com uma mulher de 48 anos, teria se envolvido em uma ocorrência de ameaça em Santana do Paraíso. A arma utilizada naquela situação, um revólver calibre 38, acabou sendo vendida por R$ 4,3 mil para um jovem de 23 anos que também foi arrolado no mesmo processo.

O revólver e uma polveira foram apreendidos pela PM naquela época. O caso foi noticiado pelo Diário do Aço em 11 de abril, e a confusão se deu por uma discussão entre cunhados em uma chácara no bairro Ipaba (Ipabinha), em Santana do Paraíso.

Segundo o MPMG, o jovem preso no estado de Ohio pela Polícia imigratória dos EUA (Immigration and Customs Enforcement - ICE) vai ficar sob custódia até ser deportado para o Brasil pelas autoridades estadunidenses, com o objetivo de responder pelos crimes que lhe são imputados.

Atualização do caso

: Em um vídeo publicado no dia 16 de março de 2025, W.C.S. afirmou que foi absolvido do crime que era acusado no Brasil. Entretanto, por não ter entrado com o pedido de retirada de seu nome da lista da Interpol, foi novamente preso, provou que não devia mais nada à Justiça brasileira e foi liberado.

Ele confirmou, na entrevista, que entrou ilegalmente nos Estados Unidos, via fronteira do México e que buscou os Estados Unidos para dar uma vida melhor à sua família. W.C.S. também afirmou que, ao sair da cadeia depois de ter retirado o nome da lista da Difusão Vermelha, não foi deportado e ele aguarda uma oportunidade de emprego.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Samuel Drc

19 de janeiro, 2023 | 22:27

“Minha vó já dizia " bosta quanto mais vc mexe mais ela fede" . . . Não estão dando conta de cuidar dos daqui(bandidos na rua e cadeias super lotadas) e tão querendo trazer mais!”

Eu

12 de janeiro, 2023 | 20:15

“ACHO QUE PRENDER NÃO FOI UMA BOA! O CARA JÁ ESTAVA LONGE. AGORA TRAZ ELE PARA CÁ DAQUI A POUCO ESTARÁ SOLTO PODE ACONTECER NOVAS CONFUSÕES.”

Envie seu Comentário