DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

11 de janeiro, de 2023 | 09:50

Pérola do Catar e bola autografada por Neymar foram levadas durante invasão da Câmara

Presentes protocolares da Câmara estavam expostos no Salão Verde; alguns foram destruídos

Câmara dos Deputados
O suporte, a concha e a pérola foram roubados  O suporte, a concha e a pérola foram roubados

Uma pérola do Catar e uma bola de futebol autografada por Neymar, que foram presenteadas à Câmara dos Deputados e estavam expostas no Salão Verde, sumiram depois da invasão da Câmara dos Deputados no domingo (8) por radicais defensores de um golpe de Estado.

A pérola do Catar foi um presente do ministro das Relações Exteriores e vice-primeiro-ministro do Estado do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, ao então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em 8 de setembro de 2019, por ocasião de visita oficial de Maia ao país árabe.

A bola de futebol foi um presente da Delegação de Jogadores do Santos Futebol Clube ao então presidente da Câmara, Marco Maia, em 10 de abril de 2012, por ocasião da sessão solene em comemoração ao centenário do clube.
Acervo Câmara dos Deputados
Bola de futebol presenteada pelo time do Santos   Bola de futebol presenteada pelo time do Santos

Presentes destruídos
Dos 46 presentes protocolares que estavam expostos no Salão Verde:
– 12 foram danificados, com possibilidade de restauração, mesmo faltando algumas partes;
– 29 permaneceram íntegros;
– dois foram roubados;
– três foram destruídos – dois vasos de porcelana e uma obra em forma de ovo de avestruz.

Um dos vasos foi um presente do deputado Lászlo Kövér, presidente da Assembleia Nacional da República da Hungria, ao deputado Marco Maia, então presidente da Câmara, em 27 de outubro de 2011, por ocasião de visita oficial.

O outro vaso foi um presente do parlamentar Wang Zhaoguo, vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, também ao ex-presidente Marco Maia, em 21 de março de 2012.
Vasos de porcelana destruídos na invasão   Vasos de porcelana destruídos na invasão

O ovo de avestruz, de autor desconhecido, foi um presente do deputado Ahmed Ibrahim El-Tahir, presidente da Assembleia Nacional da República do Sudão, também a Marco Maia, em 8 de novembro de 2012, por ocasião de visita oficial.
  Ovo de avestruz destruído e vaso passível de recuperação   Ovo de avestruz destruído e vaso passível de recuperação


Fonte: Agência Câmara de Notícias
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Senhora 38

11 de janeiro, 2023 | 22:03

“? até irônico kkkkk o povo q vive chamando Lula e outras de pessoas ligada a ele de ladrão q agora viraram ladrão tbm.”

Maria Aparecida de Sousa Rocha

11 de janeiro, 2023 | 12:34

“Bom dia !
gostaria de manifestar minha opinião sobre a questão ,manifestações pacíficas para reenvindicar melhorias por alguma coisa sim sou a favor ,mostrar sua indignação por algo tudo bem ,mas partir do momento que vira vandalismo destruindo bem público ja são bandidos não cidadãos de bens que pregavam Deus acima de tudo e que respeitam a constituição ,todos tem que ser punidos de acordo com a lei ,não são pessoas de bem são bandidos disfarçados pois ouve roubo e destruição estas pessoas não são dignas de nada nem de reclamar quando algum bandido entrar em sua casa pra roubar ou danificar algo pois fizeram o mesmo.”

Vitor

11 de janeiro, 2023 | 11:45

“Nenhuma surpresa...”

Envie seu Comentário