07 de janeiro, de 2023 | 17:30

UFMG conclui primeira etapa de mapa do artesanato brasileiro

Idene/Sede
Relatório levantou problemas e potencialidades do artesanato nacionalRelatório levantou problemas e potencialidades do artesanato nacional
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concluiu a primeira etapa do projeto de extensão Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: diagnóstico e planejamento estratégico (Rede Artesanato Brasil). No fim do mês de dezembro foi realizado o ato que oficializou a entrega do relatório referente a essa fase.

O encontro, realizado na UFMG, teve a presença de parceiros da iniciativa e de representantes do Ministério da Economia: o coordenador-geral de Microempreendedorismo e Artesanato, Fábio Silva, e o subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, Alfredo Nascimento.

A fase inicial do mapeamento teve contribuições de três importantes atores do ecossistema do artesanato do país: as Coordenações Estaduais do Artesanato, os gestores nacionais e estaduais do artesanato do Sebrae e os representantes das federações e confederações de artesãos. A pesquisa, realizada para construir o mapeamento, foi feita por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e bolsistas da UFMG e de outras universidades públicas do país.

Aprimoramento
O projeto mapeou os problemas, as necessidades e as potencialidades do artesanato, incluindo os impactos da pandemia de covid-19, e levantou políticas públicas existentes e propostas para aperfeiçoar a legislação federal, como a Lei 13.180/2015. O relatório, com quase 500 páginas, também contém proposta de planejamento estratégico para a continuidade das atividades, que dependerão de aportes financeiros do governo federal.

A professora da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, Mariana Pompermayer, que integra a coordenação geral do projeto, destacou que a primeira etapa foi concluída com êxito. “Com este documento, lançamos a pedra fundamental para a estruturação de um sistema de diagnóstico, planejamento e gestão de programas que contribuam para o desenvolvimento do artesanato como segmento econômico com alto poder de inclusão socioprodutiva e de desenvolvimento local”, afirmou.

Átila Naddeo/Rede Artesanato Brasil
Ato que oficializou a entrega do relatório teve a participação de representantes da UFMG e instituições parceirasAto que oficializou a entrega do relatório teve a participação de representantes da UFMG e instituições parceiras
Neste início de 2023, a iniciativa vai entregar os projetos do sistema de certificação do artesanato (selo do artesanato brasileiro), do sistema de premiação e de interface web. Estão previstas, também, mais duas etapas que visam continuar e aprofundar a pesquisa com recortes regionais, disponibilizar cursos de extensão para atendimento de demandas do setor, ampliar a rede do artesanato brasileiro, complementar o mapeamento do ecossistema, entre outras atividades.

Diagnóstico nacional
Desde 2021, a UFMG está à frente da execução do projeto, que é iniciativa do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério da Economia. Trata-se do primeiro diagnóstico do setor em escala nacional, que é elaborado em quatro dimensões: econômica, ambiental, cultural e social. As ações estão previstas para serem concluídas até este ano.

As atividades são executadas por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e EBA, em parceria com as universidades federais de Amazonas (UFAM), Oeste do Pará (UFOPA), Brasília (UnB), Pernambuco (UFPE), Piauí (UFPB) e São João del-Rei (UFSJ). Participam, também, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Outras informações estão disponíveis no site da Rede Artesanato Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário