
23 de dezembro, de 2022 | 14:35
Ipatinga faz balanço positivo de ações ambientais realizadas em 2022
Divulgação
Evolução do cinturão verde e enriquecimento da paisagem urbana são alguns dos principais avanços registrados durante o ano

Ao longo deste ano, foram desenvolvidas ações voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente, conforme balanço divulgado nos últimos dias pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga. Entre diversas atividades, houve uma atenção especial ao plantio de árvores, cuidado com as nascentes e, no período de escassez de chuvas, a formação de aceiros para combate e prevenção de queimadas.
A Sesuma destaque que foram confeccionados 167.020m² de aceiros visando evitar a proliferação de incêndios e a conservação de áreas verdes. O trabalho ganha ainda maior dimensão quando se lembra que estas mesmas áreas verdes correspondem a 127 m² por habitante, mais de dez vezes que aquela recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 12 m² por habitante.
De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam) do município, Fernanda Freitas, a proteção e o uso racional dos recursos naturais têm sido uma das políticas prioritárias em Ipatinga. Ela informa que apenas no período do início de 2021 a novembro de 2022 foram plantadas 8.100 mudas arbóreas na cidade, dentro dos projetos Pomar Urbano” e Calçada Linda”, além do atendimento às necessidades de revegetação de praças, parques, matas ciliares e outras áreas públicas.
O projeto Calçada Linda”, operacionalizado por jardineiros e com supervisão técnica de uma bióloga, assegura um contato permanente com munícipes nas mais diversas regiões da cidade e tem contribuído para enriquecer a paisagem urbana. Conforme o último balanço realizado pelo Demam, já foram contempladas 1.033 residências em 27 bairros diferentes, totalizando 3.579 árvores plantadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]