Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de dezembro, de 2022 | 08:00

Graduação em Arquitetura e Urbanismo no Cefet terá 40 vagas anuais

Tiago Araújo
Aulas do novo curso começam no 1º semestre de 2023Aulas do novo curso começam no 1º semestre de 2023

O ano de 2023 começa com a oferta de um novo curso de graduação no campus Timóteo do Cefet-MG: o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. A oferta foi aprovada na última reunião do Conselho Diretor, dia 20, informou a assessoria de comunicação da instituição de ensino.

A graduação terá 40 vagas anuais, com integralização prevista para cinco anos. A inscrição dos primeiros estudantes será por um processo seletivo próprio, que será divulgado em breve.

Importância
O diretor-geral do Cefet-MG, Flávio Santos, destaca que este é o primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo ofertado por uma instituição pública na Região Metropolitana do Vale do Aço. “O Cefet-MG mantém uma relação de parceria com a prefeitura e a implantação deste curso atende uma demanda para ampliação de vagas de ensino superior no município com potencial para contribuir para o desenvolvimento da região”, afirma.

Segundo o professor Erick Brizon, diretor do campus Timóteo, o município e seus vizinhos passam por um processo de expansão habitacional e a instituição, por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão, poderá colaborar. “O Cefet-MG pretende ser um polo gerador de estudos referentes à habitação e ao planejamento urbano no município de Timóteo e região”, explica. “Já existem projetos em parceria com cidades da região nessa área, porém ainda limitados em função da inexistência de uma graduação específica no campus”.

Cursos
São ofertados, atualmente, em Timóteo, os cursos técnicos em Edificações, Desenvolvimento de Sistemas, Química e Metalurgia; as graduações em Engenharia de Computação e Engenharia Metalúrgica; e a pós-graduação em Engenharia de Materiais. A implantação da Arquitetura vem contribuir, de acordo com Erick, para a verticalização do ensino, aproveitando a expertise na área de Edificações. Ele lembra que estudantes deste curso muitas vezes já procuram a graduação em Arquitetura e Urbanismo em universidades de outras regiões. “Temos o curso técnico em Edificações e um quadro de professores qualificado, tanto para a formação básica inicial, quanto para a formação específica em Arquitetura”, destaca. “Este quadro deverá ser complementado na medida em que o curso avançar”.

Erick também ressalta o diálogo entre os cursos ofertados em Timóteo. “As graduações em Engenharia da Computação e Engenharia Metalúrgica têm um grande potencial de diálogo com a Arquitetura e Urbanismo que, em seu constante processo evolutivo, vem absorvendo e promovendo o desenvolvimento de novas tecnologias, como realidade aumentada e internet das coisas, Big Data, Sistemas Adaptativos Complexos, entre outras ferramentas importantes para a análise urbana em cidades cada vez mais complexas”, afirma. “Há também a utilização de novos materiais de construção, o que conecta o curso ao mestrado em Engenharia de Materiais existente”.

Já publicado:
Cefet-MG de Timóteo vai implantar curso de Arquitetura em 2022

Cefet de Timóteo terá curso superior em Arquitetura, anuncia prefeito
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

24 de dezembro, 2022 | 21:47

“Excelente noticia! Estou um pouco esperançoso com a posse do Lula III. Espero que a Educação Pública volte a receber a atenção devida e necessária para, pelo menos, melhorar a vida daqueles que acreditam no poder da Educação como meio de ascensão socioeconômica.”

Envie seu Comentário