
24 de dezembro, de 2022 | 00:01
Chef destaca preparo das ceias e delícias na gastronomia natalina
O Natal é sempre uma data muito esperada, seja por reunir a família ou pela troca de presentes entre amigos, mas, sem dúvida, um dos elementos mais aguardados nessa época são as receitas deliciosas que fazem parte da tradicional ceia.Fotos: Senac Minas/Divulgação
O chef Mauro Cesar, do Senac Minas, destaca técnicas de receitas típicas de Natal
Mauro Cesar de Paula, um dos chefes executivos do Senac em Minas, destaca que dentro da festividade com a família e os amigos, a ceia natalina exerce um importante papel. O chef ressalta a relevância dessa data dentro dos cursos de gastronomia que comanda, onde são abordados detalhes como técnicas de preparo e receitas típicas de Natal. Abordamos temas como a higiene na manipulação dos alimentos, armazenamento, pré-preparo. E também dicas de comercialização para quem busca ganhar uma renda extra com a produção de comidas natalinas nessa época, complementam o conteúdo do curso”, explica o chef.
O período festivo aumenta a concorrência no eixo gastronômico, e os profissionais da área e até mesmo aqueles que têm talento, mas não o conhecimento técnico, estão cada vez mais buscando capacitação no segmento com intuito de se sobressair nessa carreira. O talento na cozinha certamente é um ponto muito positivo, mas a capacitação é o caminho mais importante para o profissional se destacar em qualquer época do ano e, sobretudo, para ser reconhecido nesse mercado”, completa Mauro.
Com a evolução da gastronomia no país e no mundo, e o charme criado em torno dessa profissão, a formação se tornou uma das mais concorridas no Senac. O chef Mauro de Paula explica que o curso de gastronomia é procurado por pessoas diversas, desde amantes da cozinha até aqueles que querem mudar de profissão e enxergam na culinária uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho com conhecimento técnico e se diferenciar nesse negócio promissor e prazeroso.
Além de ser um profissional habilitado para transformar o alimento por meio do conhecimento técnico, quem busca essa capacitação estará preparado para trabalhar em todas as funções na cozinha, chefiar equipes, produzir eventos, atuar como consultor ou mesmo na indústria de alimentos. É interessante ressaltar que a gastronomia é um organismo vivo que inova o tempo todo, e o caminho mais fácil para acompanhar todas as tendências é estar sempre se capacitando”, finaliza.
Para o chef Mauro Paula, uma das melhores receitas de Natal é a rabanada com creme inglês, e ensina como fazer prato em casa ou até mesmo para comercializar nas festas de fim de ano. Confira:
RABANADA COM CREME INGLÊS
Ingredientes: 5 pães francês - cortado em fatias de 1 cm; 150 ml creme de leite; 150 ml de leite integral; 2 unidades de gemas de ovo; 100 g de açúcar refinado; 5 ml de essência de baunilha; 10 g de canela em pó; 1 unidade de laranja (somente a zeste - a raspinha da casca).
Creme inglês: 4 unidades de gema de ovo peneiradas; 100 g de açúcar; 20 ml de essência de baunilha; 300 ml de leite integral.
Modo de preparo: bater na batedeira as gemas de ovos, o açúcar, a raspa de laranja e a baunilha até ficar com uma consistência espumosa; adicionar a metade do leite quente bem aos poucos a mistura para fazer a temperagem e não coagular as gemas; colocar essa mistura em uma panela com o restante do leite e cozinhar em fogo baixo, mexendo constantemente até atingir uma textura cremosa; reservar na geladeira até na hora de servir; para servir, cobrir o fundo do prato com o creme inglês gelado e colocar no centro a rabanada quente.
Dicas do chef: finalizar essa deliciosa sobremesa com frutas vermelhas. O pão francês pode ser substituído pelo pão brioche.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]