22 de dezembro, de 2022 | 08:10
Na semana do Natal, comerciantes percebem aumento no movimento das lojas em Ipatinga
Stéphanie Lisboa
A comerciante Bruna Carolina Stefanon está contente com o movimento registrado nesta semana
Fazendo valer a máxima de que grande parte dos brasileiros deixa tudo para a última hora, nas compras do Natal de 2022 não é diferente. Comerciantes que têm lojas instaladas na avenida 28 de Abril, no Centro de Ipatinga, notaram que a circulação de consumidores aumentou expressivamente nesta semana. São os clientes indo em busca de uma lembrança para os familiares, do presente do amigo oculto a um figurino para a festividade. A quatro dias da melhor data de vendas para o comércio varejista, nesta quarta-feira (21), o clima era de otimismo entre os lojistas. 
Na loja Gottita, a proprietária Bruna Carolina Stefanon tem se dividido entre os atendimentos presenciais e on-line e percebeu que o volume de clientes já é maior. Estou muito otimista, eu acredito que vai ser muito bom. O movimento esta semana já está muito melhor que o de semana passada. Eu acredito que vai ser ótimo”, avaliou.
A comerciante aponta que a Copa do Mundo pode ter contribuído com o atraso dos consumidores com as compras de Natal, mas ela está confiante na recuperação das vendas. Esta semana já começou com movimento muito intenso então acredito que nós podemos recuperar essa porcentagem do ano passado agora, na semana do Natal, porque o pessoal está desesperado querendo as roupas para o fim de ano”, afirmou Bruna.
Stéphanie Lisboa
Em loja da avenida 28 de Abril, no Centro, a expectativa é que as vendas deste ano sejam melhores em relação a 2021
O diretor administrativo da Lojas Tenda, Luciano Monteiro, também acredita que o encerramento da competição de futebol deixará os consumidores mais focados nas compras. Agora as pessoas vão focar nos presentes de fim de ano”, declarou. A empresa espera resultados melhores neste Natal, em relação ao do ano passado. Nossa expectativa está em torno de 10% a mais que no ano de 2021”. 
Semana começou movimentada
Os representantes dos dois estabelecimentos ouvidos pela reportagem do Diário do Aço já notaram a corrida dos clientes paras as lojas, desde o início da semana. Desde segunda-feira (19) já começou com movimento intenso, graças a Deus”, respondeu animada a lojista Bruna Carolina. Agora, as pessoas estão na correria para as compras de presentes para as festas de fim de ano, amigo oculto e etc.”, observou Luciano Monteiro.
Pesquisa Fecomércio MG
Um levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), entre os dias 1 e 7 de dezembro, mostrou que o Natal impacta 77,7% das empresas varejistas do estado, com destaque para alguns segmentos, como de vestuário e calçados (94,7%); livrarias e papelarias (90,0%); varejo alimentício (80,3%) e móveis e eletrodomésticos (75%). Ainda de acordo com o levantamento, neste ano, 56,4% das empresas de Minas Gerais beneficiadas com o período festivo esperam por vendas melhores em relação ao ano passado.
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Natal de 2022 deverá movimentar R$ 65,01 bilhões em vendas no país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]