21 de dezembro, de 2022 | 18:00

Cidades mineiras se inspiram para fazer decoração natalina

Fotos: Ane Souz
Maior Natal do país influenciou a escolha de luzes em Ouro Preto e AraporãMaior Natal do país influenciou a escolha de luzes em Ouro Preto e Araporã
O Natal da Mineiridade 2022 tem promovido eventos festivos em mais de 200 municípios mineiros, com as características particulares de cada localidade e que, também, se espelham em iniciativas já consolidadas de celebração do fim do ano. É o que ocorre nas cidades de Ouro Preto e Araporã, no Triângulo, por exemplo, que recorreram ao tradicional Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, considerado o maior Natal do Brasil e que chega a sua 37ª edição este ano.

Na cidade histórica a 96 quilômetros de Belo Horizonte, desde novembro os visitantes acompanham a combinação das luzes natalinas com os monumentos coloniais, trazendo o tema “História e Magia” para a primeira edição do Natal Luz de Ouro Preto. Uma grande árvore de Natal, com altura superior a oito andares, foi montada em frente ao Museu da Inconfidência. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas visitem a cidade até 8 de janeiro de 2023. Toda a programação é gratuita, com apresentações musicais e teatrais, eventos literários, sessões de cinema, celebrações religiosas e a Folia de Reis.

No Triângulo Mineiro, o Natal da Mineiridade proporciona a iluminação de toda a cidade de Araporã para receber cerca de 3.500 pessoas por dia com uma programação inovadora na região. Os atrativos vão desde desfiles natalinos, apresentações de balé, oficinas artísticas e shows com músicos locais.

LL Grafias/Prefeitura de Andrelândia
Peças de tricô e crochê enfeitam cidade no sul de MinasPeças de tricô e crochê enfeitam cidade no sul de Minas
Já em Andrelândia, no sul de Minas, o artesanato com peças de tricô e crochê é o principal destaque da decoração natalina. Quem passar pela cidade, poderá admirar 60 árvores da região central que estão enfeitadas com as peças. O município tem pouco mais de 12 mil habitantes e fica a quase 300 quilômetros da capital mineira. Além do casario do século 18, entre os principais atrativos estão as cachoeiras o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio e no Sítio Arqueológico Toca do Índio, que abrigam pinturas rupestres com mais de 3,5 mil anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário