20 de dezembro, de 2022 | 17:00

Ajude o Brasinha: vaquinha arrecada recursos para custear reparos em food truck que pegou fogo em Ipatinga

Stéphanie Lisboa
O veículo está estacionado em frente à casa do senhor Manoel, na rua Pelotas, no Jardim Panorama; do lado de fora é possível ver parte dos estragos O veículo está estacionado em frente à casa do senhor Manoel, na rua Pelotas, no Jardim Panorama; do lado de fora é possível ver parte dos estragos
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
Danos no baú do caminhão, mercadorias perdidas e equipamentos de trabalho queimados pelo fogo. Essa é uma parte do prejuízo contabilizado pelo senhor Manoel Pereira, também conhecido como Manoel do Tropeiro ou Manoel Brasinha, de 75 anos de idade. No fim da tarde desta segunda-feira (19), o veículo usado por ele e a família, para a produção e comercialização do famoso tropeiro, acabou em chamas.

Mesmo diante da adversidade, o Brasinha não se deixou abater, está firme e conta com a solidariedade da população ipatinguense para ajudá-lo no custeio dos reparos com o food truck. “Toda ajuda é bem-vinda”, afirmou. Desde as primeiras horas após o incêndio, algumas pessoas já se mobilizavam nas mídias sociais para amparar a família, que é bastante querida na comunidade.

Uma “vaquinha” on-line foi criada com o objetivo de arrecadar doações. Qualquer valor pode ser transferido para a conta do Brasinha, por meio do Pix. A chave é o CPF dele: 086.777.196-87. Manoel ainda não sabe exatamente a quantia que vai precisar para reparar os estragos no caminhão. Por enquanto, o idoso estima que os gastos devem alcançar a casa dos R$ 20 mil. Itens como fogão, freezer, máquina de impressão de pedidos, ingredientes, bebidas e embalagens foram perdidos. O baú também ficou bastante danificado, principalmente no teto e nas laterais.
Stéphanie Lisboa
Na parte interna do food truck foram perdidos o freezer, o fogão, a máquina de impressão de pedidos e outros itens Na parte interna do food truck foram perdidos o freezer, o fogão, a máquina de impressão de pedidos e outros itens

História
Manoel Brasinha, que se reconhece como cozinheiro apaixonado pelo ofício, é bastante popular em Ipatinga e se orgulha de viver na cidade há mais de 54 anos. Parte dessa reputação é fruto da época em que ele era o proprietário de um restaurante e lanchonete na rodoviária de Ipatinga, mantendo o estabelecimento aberto por 24 anos. Em 2003, foi para o Espírito Santo, onde ficou por 20 meses. Depois voltou para Minas Gerais e, desde 2005, iniciou a venda do tropeiro, na praça do Jardim Panorama. Ele lembra, entusiasmado, do sucesso, logo nos primeiros dias. “O artista vai aonde o povo está. O tropeiro chamou a atenção”, diz Brasinha citando um trecho da canção Bailes da Vida, de Milton Nascimento.

Stéphanie Lisboa
Manoel vive em Ipatinga há mais de 54 anos e parte do sustento da família vem da venda do tropeiroManoel vive em Ipatinga há mais de 54 anos e parte do sustento da família vem da venda do tropeiro
Funcionamento continua
Apesar do food truck estar inutilizado, este não será motivo para que a família adie a venda de tropeiros. A partir das 18h, na casa do Brasinha, localizada na rua Pelotas, 410, no Jardim Panorama, o atendimento continua com a comercialização do prato tipicamente mineiro, dentre outros do cardápio.

Exemplo
O que poderia ser, para muitos, motivo para reclamações e desânimo, para Brasinha é uma força a mais para continuar. Os problemas de saúde, que exigiram dele a realização de procedimentos cirúrgicos, não são motivos de lamúria para o idoso, pelo contrário. “Dou meus ‘pulos’”, definiu. O incêndio registrado na segunda-feira também não o desmotivou. “Vamos tocar o bonde. A vida continua”, concluiu.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jos Luiz

21 de dezembro, 2022 | 15:30

“Vai conseguir sim, com fé em Deus”

Bom

20 de dezembro, 2022 | 19:21

“CADÊ OS EMPRESÁRIOS FINANCIADORES DE MANIFESTAÇÕES PRO BOLSONARO.??
CADÊ OS PATRIOTAS ?
VAMOS AJUDAR AÍ, AGORA É HORA DE PASSEATA PRA AJUDAR O SR. BRASINHA.”

Envie seu Comentário