
21 de dezembro, de 2022 | 06:30
Marte Um, representante do Brasil no Oscar 2023, é exibido em Ipatinga

O filme foi realizado por meio de um edital do Ministério da Cultura para financiamento de longas de baixo orçamento produzidos por realizadores negros e teve sua estreia mundial em janeiro de 2022, no Festival de Sundance, nos Estados Unidos. Desde então, ganhou o mundo com exibições em quatro continentes e participação em vários festivais de prestígio. Na última semana foi vendido para exibição nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá e na Nova Zelândia.
Um conto brasileiro
O primeiro filme mineiro a ser selecionado para representar o Brasil no Oscar é um conto brasileiro de esperança e estrelas. Foi rodado em Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima, em outubro de 2018. Conta a história dos Martins, família negra de classe média baixa, que seguem a vida entre seus compromissos do dia a dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país.
Em meio a esse cotidiano, Tércia (Rejane Faria), a mãe, cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, por acreditar que está atraindo azar para aqueles que a ama. Wellington (Carlos Francisco), o pai, é porteiro em um prédio de luxo e seu sonho é ver o filho virar jogador de futebol profissional. Eunice (Camila Damião), a filha, vive as novidades de sua sexualidade, tem um novo amor e resolve ir morar com a namorada. E o pequeno Deivinho (Cícero Lucas) é bom de bola, mas seu sonho é ser astronauta e viajar para o espaço numa missão colonizadora em Marte.
Para Camila Mendonça, uma das curadoras do Los Películas Cineclube, o filme convida o espectador a observar os detalhes da vida. A pensar na delicadeza das relações, que são frágeis e ao mesmo tempo a base de tudo. Apesar de todas as dificuldades, presentes na narrativa que a família vai enfrentando no seu dia a dia”, avalia.
O diretor
Esse é o segundo longa-metragem assinado pelo cineasta, roteirista, montador e diretor de fotografia Gabriel Martins. O primeiro, No Coração do Mundo” ( 2019), foi codirigido com seu parceiro Maurílio Martins. Estreou na Tiger Competition do Festival de Roterdã, no mesmo ano, e foi exibido em diversos festivais, tendo sido lançado comercialmente em vários países com elogios da crítica.
Entre seus curtas-metragens, estão Nada”, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2017, e Dona Sônia Pediu uma Arma para seu Vizinho Alcides”, exibido no Festival de Clermont-Ferrand em 2011. Gabriel também participou do programa especial de Roterdã Soul in the Eye”, no qual ministrou uma masterclass. O cineasta escreveu diversos roteiros levados às telas, entre eles Alemão” (2014). Marte Um” é seu primeiro longa na direção solo.
Gabriel fundou com os amigos André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia a produtora Filmes de Plástico, em Contagem. Mesmo fora do eixo Rio-São Paulo, a produção dos mineiros vem se destacando na cena nacional e agora internacional. Temporada (2018), de André Novais Oliveira, participou de festivais na França, Suíça e Estados Unidos. Marte Um, que estreou no Brasil em agosto, no Festival de Gramado, deu à produtora quatro Kikitos - Melhor Filme (júri popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Musical -, além de várias premiações internacionais.
A exibição de Marte Um conta com apoio do Instituto Usiminas e da Embaúbas Filmes. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria do teatro ou pelo Sympla - https://bileto.sympla.com.br/event/79154. A curadoria do Los Películas Cineclube é assinada por Márcio Castro, Andres Gonzales, Enyaly Poletti, David Romeros, Camila Mendonça, Beto Oliveira, Gildário Mendes, Éderson Caldas e Marilda Lyra.
SERVIÇO
Marte Um
Drama, 2022, 1h55min
Roteiro e direção: Gabriel Martins
Classificação indicativa: 16 anos
Menores só podem entrar acompanhados dos pais e ou responsáveis legais ou acompanhados por maiores de 18 anos mediante autorização assinada.
Mais informações: (31) 9966-4166
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]