
19 de dezembro, de 2022 | 15:56
Ley do Trânsito é eleito presidente da Câmara de Ipatinga
Placar foi de 10 a 8, com direito a voto de integrante do grupo Câmara Forte” na chapa adversária
O vereador Werley Glicério Furbino de Araújo, o Ley do Trânsito (PSD), foi eleito presidente da Câmara de Ipatinga, em votação ocorrida nesta segunda-feira (19), no plenário da Casa. Ley angariou dez votos dos colegas parlamentares, contra oito destinados ao oponente, Adiel Oliveira (PMN). Além dele, foram definidos vice-presidente, 1º e 2º secretários. A composição permanece no posto pelos próximos dois anos, contados a partir de janeiro de 2023. Cida Lima, do PT, não compareceu à sessão.
Duas chapas disputaram a eleição: Câmara Forte”, liderada por Adiel, tinha como vice-presidente Daniel Guedes (PSD); 1º secretária Cecília Ferramenta (PT) e 2º secretário Antônio Alves Oliveira, o Tunico (Cidadania). Já União Pela Verdade”, de Ley do Trânsito, trazia como vice-presidente Ney Robson Ribeiro, o Ney Professor (PTC); 1º secretária Mariene Rodrigues (Patriota) e 2º secretário Nivaldo Antônio da Silva (PTC). O atual presidente, Toninho Felipe, não concorreu, por causa do regimento interno, que impede a reeleição na mesma legislatura.
Parlamento forte”
Ley disse estar feliz com a eleição. Nossa chapa foi criada de forma respeitosa, nosso objetivo é que a cidade possa crescer, mas com um parlamento forte e independente, parceiro, mas não submisso. Estou feliz e vamos fazer essa Câmara andar, fazer projetos serem analisados, respeitando o regimento, sem correria ou atropelo e não podemos deixar que esse parlamento seja tratado como puxadinho”, afirma.
Ainda segundo o presidente eleito, seu objetivo é fazer uma gestão unida e avaliar os projetos. Cabe a nós da Mesa Diretora dar condições dos projetos serem discutidos, mas não somos prefeito, podemos aprovar as leis e fiscalizar. Minha relação com o prefeito Gustavo Nunes (PL) nunca foi abalada, nossa relação não pode ser medida numa disputa de Mesa”, assegura.
Votos
Votaram na chapa 1: Ademir Cláudio (DEM); Adiel; Toninho Felipe; Daniel; Chiquinho (PP); Zé Terez (PSL); Vianei (Avante); Cecília Ferramenta.
A chapa 2, vencedora, recebeu votos de: Tunico; Avelino (PP); Fernando Ratzke (Cidadania); Herminio (PSDB); Mariene; Nivaldo; Ney; Silvane Givisiez (PSC); Wellington da Floricultura (PSC) e Ley do Trânsito.
Surpresa
Numa reviravolta surpreendente, Tunico, que pertencia à chapa de Adiel, virou seu voto de última hora. Já no plenário, rodeado de edis e assessores, o parlamentar pareceu sofrer pressão para pender para o outro lado, conforme observação dos presentes no plenário da Casa. E foi o que ocorreu. Após movimentação intensa e entra e sai de dezenas de pessoas na área reservada aos vereadores, mais um voto foi garantido para a chapa vencedora.
Após a eleição, Tunico explicou sua decisão. Quando fui eleito, minha proposta era fazer meus trabalhos sociais. Todos sabemos das incumbências do vereador, que é votar em projetos e elaborar projetos que tragam benefícios para a comunidade. Paralelo a isso faço meus trabalhos. Tenho o prefeito como meu amigo, votei nele e quero continuar parceiro dele, assim como dos meus colegas e amigos da comunidade. Sobre a eleição, começamos um trabalho há mais de dois meses para tentar definir, esse grupo foi evoluindo e na última hora achei por bem definir meu voto na chapa 2”, resumiu.
Ausência
Em nota enviada ao Diário do Aço no fim desta tarde, Cida Lima informou o motivo de não participar da votação. "Agradeço a todos e todas pelas mensagens de apoio recebidas e informo que devido a um problema de saúde particular na família, ainda estamos no hospital, seguindo as orientações médicas. Lamento profundamente não ter tido condições de comparecer à Sessão Extraordinária de eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Ipatinga, momento que considero importante e diretamente ligado ao compromisso do nosso mandato: fazer a defesa dos interesses da população de Ipatinga, com ética, firmeza e verdade", disse.
As chapas concorrentes
Câmara Forte
Presidente: Adiel Oliveira (PMN)
Vice-presidente: Daniel Guedes (PSD)
1º secretário: Cecília Ferramenta (PT)
2º secretário: Antônio Alves Oliveira, Tunico (Podemos)
União Pela Verdade
Presidente: Werley Glicério Furbino de Araújo (PSD)
Vice-presidente: Ney Robson Ribeiro (PTC)
1º secretário: Mariene Rodrigues (Patriota)
2º secretário: Nivaldo Antônio da Silva (PTC)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Observador Politico
02 de janeiro, 2023 | 12:41Não teve surpresa alguma não. LEIAM meu comentário na reportagem do dia 16/12/2022 . Para ler essa notícia use o link: https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0102645-vereadores-de-ipatinga-elegem-mesa-diretora-na-proxima-segundafeira . Politica é previsivel para quem entende de política. Se não fosse o Tonico a vender o voto , seria outro , porque resultado já era previsto , faltava apenas mexer as peças no tabuleiro da política . Deixem de MIMIMI em seus comentários e se interessam mais pela política que CIdade , estado e país podem melhorar .”
Tinho do Zap
20 de dezembro, 2022 | 10:16Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão
Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão”
Marcio
20 de dezembro, 2022 | 09:22As altitudes de um homem define seu caráter ou a falta dele !”
Welton
20 de dezembro, 2022 | 09:05vendeu o voto isso deveria ser anulado , cade á CIDA LEMOS QUE NÂO COMPARECEU ?”
Paulo
20 de dezembro, 2022 | 06:01Esse Tonico é aquele mesmo que só fica no boteco? É impressionante como o povo elege um sujeito desse. Não sabe nem conversar, não tem ideias e projetos pra nada. Esse faz parte do Centrão do Câmara de Ipatinga. Fica lambendo o prefeito pra ter cabide de emprego na prefeitura.”
O Cara
19 de dezembro, 2022 | 23:06Isso que eu chamo de uma tremenda trairagem, o cara monta uma chapa, e vota na outra.
Vendeu o voto para o prefeito”
Jorge
19 de dezembro, 2022 | 17:44Normal, maldito homem que confia em outro homem, somente DEUS é seu amigo.”