17 de dezembro, de 2022 | 09:10

Municípios têm até fevereiro do ano que vem para adesão ao Programa Saúde nas Escolas

Divulgação
Numa escola em Belo Oriente, foram identificados estudantes com possíveis sinais de alteração visual, que ganharam óculos de correçãoNuma escola em Belo Oriente, foram identificados estudantes com possíveis sinais de alteração visual, que ganharam óculos de correção

Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), em Belo Oriente, identificou estudantes com possíveis sinais de alteração visual e realizaram a entrega de óculos de correção. A unidade pertence à Superintendência Regional de Coronel Fabriciano.

“O Programa Saúde na Escola é de grande importância para os estudantes, visto que a gente mora em uma área de pessoas carentes, com alto índice de vulnerabilidade. O importante dessas ações é prevenir e identificar problemas de saúde e auxiliar no desenvolvimento dos alunos”, afirma a diretora da escola, Maria Helena Duarte Mendes.
A iniciativa foi apresentada no encontro nacional de 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em Brasília, entre 7 e 9/12, informou o governo estadual.

Como participar
O Programa Saúde na Escola visa contribuir para o fortalecimento de ações intersetoriais da saúde e da educação no enfrentamento de vulnerabilidades, assim como ampliar o acesso ao conhecimento para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de educação básica.

São disponibilizados materiais didáticos, chamados cadernos temáticos e guias de bolso, especificamente elaborados para os professores e agentes de saúde atuarem de forma qualificada com as temáticas abordadas pelo programa.
Para participar do Ciclo 2023/2024 do programa, é preciso se cadastrar até o dia 28 de fevereiro do ano que vem, por meio da plataforma e-Gestor AB, disponível em https://egestorab.saude.gov.br/, no módulo do PSE.

A adesão ao programa é realizada a cada dois anos por meio de pactuação entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, firmada pelo preenchimento das informações das escolas participantes do PSE no Portal e-Gestor do Ministério da Saúde.

O PSE possui um público prioritário para a adesão ao programa, sendo eles: creches públicas e conveniadas do município; escolas rurais; escolas com estudantes em medida socioeducativas; e escolas que tenham, pelo menos, 50% dos estudantes matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário