
17 de dezembro, de 2022 | 09:12
Utilização de câmeras por policias veio para ficar, avalia especialista em segurança pública
O sociólogo Luis Flávio Sapori aponta ganhos para a população mineira e para a Polícia Militar com a chegada da tecnologia
Cristiano Machado/Imprensa MG
O equipamento portátil será inserido na parte frontal do fardamento dos policiais

As 1.040 câmeras destinadas ao fardamento dos policiais militares já estão em funcionamento em todas as regiões do estado. O equipamento, que fica inserido na parte frontal da vestimenta utilizada pelos PMs, tem acesso à internet, capacidade de filmar, fotografar, transmitir imagens em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento. A novidade veio com a promessa de trazer transparência e resguardo aos militares, assim como contribuir com o serviço de segurança prestado à população mineira.
Em entrevista ao Diário do Aço, o sociólogo Luis Flávio Sapori, que é especialista em segurança pública e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (Cepesp) da PUC Minas, avaliou de forma positiva o investimento feito pelo governo do Estado no projeto. Não há dúvida que é um bom investimento, o retorno é maior do que o custo do envolvido”, afirmou.
Trabalho policial
No entendimento de Sapori, as câmeras vão contribuir de forma significativa para o trabalho da PM. Para ele, o equipamento dará maior garantia ao policial que está nas ruas, principalmente diante de denúncias equivocadas. Para supostas denúncias vazias, que acontecem no dia a dia do policial militar na sua atuação operacional, que muitas vezes tem que fazer uso da força física, da arma de fogo. E muitas vezes esse uso é mal interpretado ou denunciado equivocadamente, as imagens das câmeras vão permitir uma defesa, uma integridade maior ao trabalho policial”, explicou.
O especialista em segurança pública acredita que a presença da câmera também provocará certa reflexão aos profissionais que usam indevidamente da força física. Aqueles maus policiais, aqueles que fazem uso indevido da força física, prevista em lei, o uso indevido da arma de fogo, esses vão ter que pensar dez vezes antes de agirem de forma ilegal, de forma equivocada”.
População
A população mineira também sentirá os reflexos da novidade. O sociólogo espera, inclusive, uma redução no número de casos de abuso de poder. Nós vamos ter policias mais equilibrados, mais sensatos, menos emocionais e menos intempestivos no uso da arma de fogo no dia a dia, ou da força física”, disse. No julgamento de Sapori, será um ganho. A população, de maneira geral, vai ganhar muito com essa maior transparência, essa maior visibilidade, esse maior controle da atuação operacional da polícia”.
Tendência
O coordenador do Cepesp informou também que o uso de câmeras está se tornando uma rotina das polícias mundo a fora. É uma tendência das últimas décadas. Não há como fugir disso, a tecnologia tem que ser usada em todas as esferas da sociedade”.
Álbum Pessoal
''As câmeras vão melhorar operacionalmente o trabalho da PM no controle da criminalidade em Minas'', afirmou Luis Flávio Sapori

O especialista defende que tecnologia deve ser utilizada de forma sensata e equilibrada e para melhorar o trabalho da segurança pública. Para ele, este é um caminho que não tem volta. Os mais resistentes, os policiais mais recalcitrantes, por mais que eles possam resistir a isso, mas com o tempo essa tecnologia vai se tornar hegemônica, em âmbito nacional”, pontuou.
A expectativa de Sapori é que o governo de Minas Gerais, nos próximos anos, aumente o número de policiais que fazem o uso das câmeras. Por enquanto é um número muito limitado, muito restrito em algumas cidades. A minha expectativa é que ao longo dos próximos quatro anos isso possa ser expandido e universalizado para todos os policiais de Minas Gerais, em todas as cidades. É uma tecnologia que veio para ficar”, concluiu.
Já publicado sobre o assunto:
Polícia Militar inicia treinamento para a utilização de câmeras de segurança nas fardas
Policiais militares de Minas começam a utilizar câmeras nas fardas
Câmeras nas fardas dos policiais militares de Minas já estão funcionando
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Zoio de Zoiar
18 de dezembro, 2022 | 12:48Falou o sociólogo que nunca sentou no banco de uma viatura para abordar marginal. O uso de câmera no lombo do PM vai gerar diminuição de abordagens inopinadas e folga dos meliantes com os militares. Anota aí e printa esse comentário e depois me fala se o intelectual do escritório está certo.”