17 de dezembro, de 2022 | 14:00
BR-381: O Vale do Aço suspira esperança!
Marcelo Afonso *
Em menos de 15 dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assume, de fato e pela terceira vez, o comando do Brasil. Chega ao fim a eleição presidencial mais acirrada da nossa história, numa disputa fraticida entre Bolsonaro e Lula no segundo turno. Ainda assim, passados os arroubos eleitorais, vejo nessa alternância de poder um marco indelével de consolidação da democracia brasileira.Mesmo sendo muito questionada por aqueles que foram derrotados, a vitória de Lula o desafia a trazer luz àquelas pessoas ou famílias inteiras que dependem do auxílio do Estado para garantir um mínimo de dignidade. Estou falando, expressamente, dos mais de 30 milhões de irmãos brasileiros que não conseguem sequer fazer três refeições por dia.
Destituído aqui do papel de fazer defesas ideológicas ou preferências político-partidárias, faço uso do meu pragmatismo para ter visões mais importantes e otimistas para todos nós que vivemos no leste mineiro. Uma vez confirmadas, tais visões, ainda que preliminares, possibilitarão o empoderamento da nossa região, com a retomada de obras estruturantes como a duplicação da BR-381, eixo logístico extremamente importante no modal rodoviário, o que resultará, assim que estiver concluída, em reflexos positivos nos indicadores econômicos e sociais do Vale do Aço e de todo leste mineiro.
Por conhecer de perto essa história, cometo aqui uma breve inconfidência. E o faço porque acredito que as pessoas precisam conhecer a verdade dos fatos. Em 2003, quando ocupou o cargo de coordenador do DNIT em Minas, por indicação do vice-presidente José Alencar, o atual senador Alexandre Silveira chegou para a sua primeira reunião de trabalho na sede do órgão federal em Minas, fazendo a seguinte pergunta aos técnicos presentes: Qual de vocês poderia me mostrar o projeto de engenharia para duplicação do trecho da BR-381/Norte, que liga BH a Governador Valadares, passando pelo Vale do Aço?”. A resposta foi rápida, um dos presentes se manifestou prontamente: Senhor coordenador, este projeto não existe, nunca foi feito”.
Deveremos ter confirmada a indicação do ex-diretor
geral do DNIT o senador por Minas, Alexandre Silveira,
como ministro da Infraestrutura do governo Lula”
Durante as décadas de 1980 e 1990, nós, que moramos no Vale do Aço, sempre escutávamos os políticos que representavam a região à época falando com muita frequência, por meio da imprensa, a respeito da duplicação da BR-381/Norte. Afirmavam de maneira contundente, como se algo estivesse em curso. Infelizmente, a realidade foi outra. Somente a partir do ano de 2003, quando o presidente Lula tomou posse, tendo ao seu lado o mineiro José Alencar como vice-presidente, as coisas começaram de fato a fazer sentido.
A história não mente. Ainda que o cenário político, econômico e social do Brasil de agora seja bastante diferente daquele encontrado pelo governo Lula em 2003, os desafios estão lançados. Além do compromisso político, ético e moral de devolver a dignidade aos que mais necessitam, o novo presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, terá a oportunidade de fazer justiça diante da confiança demonstrada pelo povo mineiro na sua eleição, e certamente o fará!
Cabe ressaltar que, dos quatro estados que compõem a região Sudeste (São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), o povo mineiro foi o único que deu à chapa Lula e Alckmin vitória eleitoral nos dois turnos da eleição deste ano. Tal resultado poderá confirmar a força que Minas terá no terceiro mandato do presidente petista, com a presença de dois ou mais ministros mineiros ocupando a Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Daí, a esperança de assistirmos avanços significativos no andamento das obras de duplicação da BR-381/Norte poderá ser renovada. Nós, aqui do Vale do Aço, deveremos ter confirmada a indicação do ex-diretor geral do DNIT, deputado federal por dois mandatos, secretário estadual de Saúde e Gestão Metropolitana, atual senador por Minas, Alexandre Silveira, como ministro da Infraestrutura do governo Lula, em convite que deve ser anunciado dentro dos próximos dez dias. Outro mineiro que também poderá ser indicado ministro de Lula é o deputado federal Reginaldo Lopes, cotado para ocupar a pasta ministerial da Educação.
Por isso, Minas e o Vale do Aço suspiram esperança. A duplicação da BR-381, que atualmente tem pouco mais de 20% das obras concluídas, poderá sim, em breve, tornar-se um sonho realizado.
* Administrador, consultor de planejamento estratégico, foi secretário municipal e vice prefeito de Timóteo entre 2010 e 2012
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Aranha
30 de abril, 2023 | 12:53Trabalho, renda e consumo. Cem dias de governo e nada até agora foi feito a não ser muita demagogia. Brasileiro é isso aí, só sabe dizer: "fulano é a bola da vez", lembrei-me do jogador Romario. Saúde, Educação, Segurança, Transporte, Lazer são direitos do cidadão garantidos pela Constituição. É a velha política. E tem gente que gosta. Risos.”
Gildázio Garcia Vitor
17 de dezembro, 2022 | 20:34Quem deu a vitoria, apertada, ao Presidente Lula em Minas foi, sem dúvida, o Dr. Alexandre Silveira, que coseguiu, em parte, furar o esquema do Governador Zema. O Prefeito Kalil também contribuiu muito.”