16 de dezembro, de 2022 | 07:30

Vereadores de Ipatinga elegem Mesa Diretora na próxima segunda-feira

Ainda segundo informações de bastidores, os nomes fortes nesta disputa são de Adiel e Ley do Trânsito

Arquivo DA
Plenário da Câmara de Ipatinga será o palco da eleição Plenário da Câmara de Ipatinga será o palco da eleição
(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
Uma das eleições mais visadas no meio político local irá ocorrer na segunda-feira (19) que vem, na Câmara de Ipatinga, quando serão escolhidos os novos integrantes da Mesa Diretora do Legislativo. O quarteto permanecerá por dois anos nos cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. Até o fechamento desta edição não havia chapa inscrita para a disputa.

Atualmente a Mesa é composta por Antônio José Ferreira Neto - Toninho Felipe (Cidadania); Adiel Oliveira (PMN); Werley Glicério Furbino de Araújo - Ley do Trânsito (PSD) e Zé Terez (PSL). O atual presidente, Toninho Felipe, não poderá concorrer à reeleição dentro da mesma legislatura, por causa do regimento interno.

Ainda segundo informações de bastidores, os nomes fortes nesta disputa são de Adiel e Ley do Trânsito, ambos experientes e com prestígio junto ao Executivo municipal (Adiel integra a base governista e Ley é líder do governo no Legislativo), o que, tradicionalmente, tem peso favorável na hora da definição do presidente da Casa.

Trâmite
O analista do Legislativo, Gustavo Bueno, explica que a eleição ocorre a cada dois anos e o registro da chapa deve ser feito até 18h do dia anterior à votação. “Como ocorrerá na segunda-feira, terá de ser registrada até sexta-feira (16), às 18h, caso o presidente não defina por plantão, caso em que poderia ser prorrogado esse prazo até domingo, 18h. Com a chapa protocolada, o vereador que estiver inscrito não poderá participar de outra e não poderá requerer sua exclusão. A votação não é secreta, é nominal. Cada vereador será chamado e declarará seu voto”, detalha.

Historicamente, a eleição da Mesa Diretora de Ipatinga movimenta as estruturas dos gabinetes. Isso porque é um poder com muitos recursos. O orçamento do Legislativo ipatinguense é maior do que o de muitos pequenos municípios da região. Para se ter uma ideia, a estimativa é que, no ano de 2023, a Casa receba R$ 43.450.000. Além da verba, o prestígio de presidir o Poder Legislativo municipal é alto e cobiçado por muitos políticos.

Ao longo dos últimos anos, com a instabilidade política que reinou em Ipatinga, o eleito vivia a expectativa constante de assumir o cargo de prefeito, uma vez que cabe ao presidente da Câmara liderar o Executivo em caso de impedimento do prefeito. Foi assim que Robson Gomes e Nardyello Rocha assumiram o posto na prefeitura e se elegeram, posteriormente, nas eleições extemporâneas. Aparentemente, o momento político é de calmaria na cidade e o eleito terá suas funções originais, no Legislativo, a partir de janeiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Observador Politico

18 de dezembro, 2022 | 10:59

“Como ja previsto por mim na formação e negociação do apoio para presidente atual presidente que era só um laranja da camara , agora seria a vez do Ley do Trânsito. Na politica é assim oais esperto brinca com os outros inexperientes. Sem medo de errar Ley será o proximo predidente da Câmara , pois ja foi planejado assim desde o inicio do mandato dos vereadores de Ipatinga. . Anotem ai e depois da eleição do Ley vocês passam a observar melhor a politica para verem que não é difcil de entenderem o jogo dekes não e quem sabe o país pode melhorar no futuro.”

Zoio de Zoiar

16 de dezembro, 2022 | 23:13

“O povo sonha com as belas promessas de gente importante ( políticos e autoridades em geral) que tem ao redor.Quando entrar o fulano e sair o ciclano será bem melhor.Mas entra ano e sai ano e o tal de fulano ainda é pior.Esse é o nosso cotidiano. Que Deus tenha misericórdia desta Nação.”

Envie seu Comentário