
11 de dezembro, de 2022 | 08:00
Encontro de palhaços leva atrações ao Parque Ipanema
Leandro Silva/Divulgação
A cada edição, artistas locais são homenageados no festival de palhaçaria: ''somos arte e resistência''
O 16º Encontro de Palhaços de Ipatinga está entre os eventos importantes do calendário cultural do Vale do Aço e é realizado sempre no fim de semana próximo ao dia 10 de dezembro, data em que comemora-se o Dia Nacional do Palhaço. Criado e produzido pelo ator e circense Luís Yuner, CEO do Circo Teatro Fool, o evento reúne milhares de pessoas todos os anos no Parque Ipanema”, ressalta a produção.
Neste ano, o festival de riso e arte será realizado neste domingo (11), a partir das 15h, no Teatro de Arena - se chover, no galpão coberto - do Parque Ipanema. O público pode esperar um show de variedades em homenagem aos palhaços e às palhaças do Brasil, com a participação de diversos artistas do Vale do Aço. O palhaço Petit Gatão será o apresentador do evento que inclui no elenco os palhaços Risadinha, Bombrilho, Koínha, Brigadeiro, Dândi, Pimentão e Pimentinha, que prometem divertir e encantar o público com números de circo e memoráveis cenas da palhaçaria brasileira.
Na programação, também, uma grande roda de samba será apresentada pelo grupo de capoeira raiz Quilombo, sob o comando do Mestre Alma Branca, e uma apresentação de dança árabe com Ju Ferraz, Além, é claro, de brincadeiras, sorteio de brindes e a chegada do Papai Noel. A programação completa pode ser acompanhada pelas redes sociais do Circo Fool.
Troféu Cacareco
O Troféu Cacareco recebeu este nome em homenagem a Wilson Campos, o Palhaço Cacareco, protagonista de uma trajetória em vários circos tradicionais do Brasil. Trapezista, equilibrista, palhaço e cantor, o artista se fixou em Ipatinga na década de 1980, e passou a trabalhar em circos de bairros que passeavam pela cidade, ficando rapidamente conhecido na região como Palhaço Cacareco.
O troféu é confeccionado em singelo circo de mdf, feito com recursos próprios, que expressa com verdade todo o sentimento de gratidão e reconhecimento a história e obra dos homenageados”, ressalta a produção. Importantes figuras artísticas de Ipatinga já receberam o troféu nas várias edições do evento cultural, dentre eles: Darcy di Mônaco, José Lopes Sobrinho, Ademar Coelho, José Rodrigues, Claudiane Dias e Didi Peres/Grupo Farroupilha, Natal do Vale, Sóstenes Araújo, entre outros.
Este ano, o homenageado da vez é o artista Adão de Almeida, o Mestre Adão. Figura ilustre de Ipatinga e das Minas Gerais. Artista de rua, mascate, mestre de capoeira e artesão, Mestre Adão trabalhou em grandes circos pelo Brasil e fez da Praça 1º de Maio, em Ipatinga, o seu grande picadeiro. Mestre Adão é arte e resistência cultural e, por isso, receberá o Troféu Cacareco”, justifica a produção.
SERVIÇO
16º Encontro de Palhaços de Ipatinga
Domingo-11/12, às 15h
Teatro de Arena do Parque Ipanema
Classificação livre e entrada franca
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]