07 de dezembro, de 2022 | 06:00
Temporada de luzes, cultura e arte toma conta das cidades
O clima natalino já está tomando conta das cidades em todo Brasil, e não é diferente do que acontece em centros urbanos, pontos turísticos, prédios e fachadas de comércios e casas nos municípios da região. Geralmente, a temporada de luzes vem acompanhada de variada programação cultural e artística que remete às tradições religiosas mineiras e, também, à contemporaneidade das novas tecnologias.Cemig/Glênio Campregher
Natal Cultural Cemig volta a encantar os mineiros com atrações em todo o estado
As atrações culturais e artísticas apoiadas pela Cemig, por exemplo, estarão presentes em Belo Horizonte, a capital mineira, mas também em várias localidades mineiras, entre elas Ipatinga, tornando a data ainda mais especial. A partir desta semana, as iniciativas que integram o Natal Cultural Cemig prometem encantar os mineiros em diferentes regiões do estado, com eventos acessíveis para todas as idades.
A programação conta com atividades a serem realizadas na capital e em outras 15 diferentes cidades do estado. Atrações artísticas, exposição de presépios, apresentações musicais e decorações de Natal, além de projeções em fachadas e muitas outras ações estão entre as iniciativas que prometem levar muita alegria para a comunidade em várias regiões.
Ipatinga
Em Ipatinga, o Natal Cultural Cemig inclui o projeto "Seminaluz - Iluminação e Urbanidade" que realiza instalações interativas inéditas com o tema Luz, Arte e Natal” em projeções em paredes de prédios, água, esculturas e outros objetos, criando ambientes imersivos e explorando o espaço, materiais, luzes e sombras. O projeto busca a ocupação artística da cidade em seu espaço urbano e sua relação com o público que nela transita, promovendo um novo olhar sobre o espaço”, informa a produção.
Rodrigo Zeferino/Divulgação
A rotatória do bairro Cidade Nobre foi a primeira a receber a iluminação especial
A rotatória do bairro Cidade Nobre, um dos pontos turísticos da cidade, já está decorada e iluminada como parte do projeto que ilustra a 15ª edição do Seminaluz, realizada pela companhia Hibridus de Dança e patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio de Instituto Usiminas, Prefeitura de Ipatinga e de Cênika Eventos. O projeto integra a programação especial de comemoração pelos 60 anos de operações da Usiminas, pelos 20 anos do grupo Hibridus e contempla a agenda de eventos promovidos pela prefeitura com o tema Ipatinga, Cidade Luz”.
No sábado (3), o programa de acendimento das luzes da fachada do Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo, contou com a apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais, que integra o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado. No domingo (4), a cantata com o Coral Amanhecer em Cristo regeu a inauguração das l)zes na fachada do Teatro Zélia Olguin.
Nesta quarta-feira (7), será a vez do Centro Cultural Usiminas acender as luzes, ao som da Orquestra de Câmara Vale do Aço e do Coral da Fundação São Francisco Xavier. Já o Parque Ipanema recebe o acendimento nesta quinta-feira (8), às 18h30, com cantata de Natal da Escola Municipal de Música TOM (Tenente Oswaldo Machado) e alunos de escolas municipais, além da chegada do Papai Noel. O parque segue com programação cultural na sexta-feira (9), com atrações locais, e no sábado (10), com apresentação teatral e show com a Banda Atom, cover do Pink Floyd, de Belo Horizonte.
Timóteo
Na noite da última sexta-feira (2) foi lançada a programação Timóteo em Tempos de Luz” com o acendimento da iluminação especial e decoração de Natal na Praça 1º de Maio, com a participação da Corporação Musical Santa Cecília e a presença do Papai Noel. A Praça 29 de Abril, no Centro Sul, também recebeu decoração e luzes natalinas, além da Praça do Olaria que neste ano passou a contar com uma árvore de Natal.
Em Timóteo, também, nesta quarta-feira (7), a Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo promove a sua cantata de Natal, a partir das 20h, com a apresentação do Coral Infantojuvenil Aperam sob a regência de Josiane Drumond, além de exposição de artesanatos locais e estandes de comidas diversas. O coral, composto por crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, de várias cidades da região, apresentará um repertório composto por músicas natalinas tradicionais como Noite Feliz, Pinheirinho, Natal Branco, entre outras, além de algumas composições internacionais como Agnus Dei e Dingo Bell Rock.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]