05 de dezembro, de 2022 | 18:42

Cinema mineiro ganha programação destaque na capital

Humberto Mauro/Reprodução
O pioneiro Humberto Mauro ganha homenagem: evento gratuito com exibição de curtas e longas e bate-papo sobre audiovisualO pioneiro Humberto Mauro ganha homenagem: evento gratuito com exibição de curtas e longas e bate-papo sobre audiovisual
O cinema mineiro contemporâneo será celebrado em evento realizado pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), em duas sessões especiais, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A mostra “Sessão EMCplay - Cinema em Minas”, com entrada gratuita nesta quarta (7) e quinta-feira (8), contará com exibições de quatro filmes que retratam a diversidade da produção cinematográfica mineira atual.

O local escolhido foi o Cine Humberto Mauro, uma sala de cinema pública de fácil acesso, com amplo histórico de promoção e divulgação do cinema em todas as suas vertentes e com iniciativas frequentes de exibição da produção audiovisual brasileira e mineira. De acordo com o presidente da EMC, Gustavo Mendicino, “o propósito da mostra é promover a democratização do acesso ao cinema mineiro e a difusão dos filmes produzidos no estado, que vive um ótimo momento com a possibilidade de um representante mineiro na maior premiação cinematográfica mundial, que é o Oscar”.

“A programação busca trazer o interior de Minas para a telona. São obras que retratam cenários mineiros como Unaí, Azurita, Cataguases e o Vale do Mucuri”, como destaca Flávia Moreira, diretora de Audiovisual da EMC e uma das curadoras da mostra. Para abrir a sessão de quarta (7), o curta “Nove Águas”, que retrata o caminho de quilombolas, no Vale do Mucuri, em busca de um novo território. A direção é do aclamado cineasta mineiro Gabriel Martins, que também dirige o filme “Marte Um”, representante do Brasil no Oscar 2023. Em seguida, será exibido o filme “Humberto Mauro, cinema é cachoeira", um documentário-tributo ao cineasta mineiro, considerado o pioneiro do cinema brasileiro. Dirigido por seu sobrinho neto, André Di Mauro, o filme mostra a vida de Humberto Mauro através de seus filmes.

O segundo dia será aberto com a exibição do curta “Angela”, da diretora mineira Marília Nogueira, rodado no distrito de Azurita (Mateus Lemes), em homenagem à atriz e protagonista Teuda Bara. Em seguida, será exibido o longa “Querência”, de Helvécio Marins Jr., filmado em Unaí, noroeste de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário