DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

03 de dezembro, de 2022 | 08:52

Comunidade do Santa Rita é orientada sobre riscos de inundações

Divulgação
Os moradores foram alertados a seguir orientações somente de órgãos oficiais como a Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de BombeirosOs moradores foram alertados a seguir orientações somente de órgãos oficiais como a Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Os moradores do bairro Santa Rita, localizado no distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, foram orientados sobre as medidas de prevenção neste período chuvoso. O bairro recebeu atenção especial por fazer limite com o rio Piracicaba e ser um dos primeiros a ser atingido quando ocorre transbordamento do curso d´água, informou a administração municipal.

A atividade integra as ações preventivas da Subsecretaria de Habitação e Defesa Civil, que serão realizadas no período chuvoso de 2022 a 2023. O trabalho envolve técnicos da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, Defesa Civil, da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar e bombeiros civis.

No Santa Rita, foram visitadas as casas localizadas na rua João Pedreiro e adjacências, consideradas áreas de alagamento do rio Piracicaba. Os moradores foram alertados a seguir orientações somente de órgãos oficiais como a Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Em caso de alerta, os moradores devem desocupar o imóvel imediatamente e ir para locais seguros.

Saúde

A Secretaria de Saúde apoia e desenvolve, a nível municipal, as ações que são de sua competência perante um cenário de desastre natural, assim classificado os eventos de inundação, desmoronamento, dentre outros. As ações de prevenção da saúde fazem parte do Plano de Prevenção e Resposta do setor de saúde a fim de evitar contaminação pela água.

Como, por exemplo, alimentos consumidos que possivelmente estejam impróprios em virtude de uma possível inundação e contaminação pelos cursos d´água. Foram repassadas orientações sobre o tratamento da água a ser consumida, e também a importância dos cuidados com o aparecimento de animais peçonhentos e contaminação por urina de roedores. As orientações de saúde foram repassadas por técnicos da Vigilância Sanitária e Ambiental e agentes de Combate às Endemias.

Mapeamento

As ações serão concentradas em áreas previamente mapeadas no Plano de Contingência do Município, que inclui regiões sujeitas a alagamentos, inundações, riscos geológicos como deslizamentos de terra. Nas situações de emergência, os telefones de contato são Corpo de Bombeiros, 193, Polícia Militar, 190, e Defesa Civil, (31) 99499-2694.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário