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03 de dezembro, de 2022 | 07:30

Pavimentação da MG-760 deve ser concluída em agosto de 2023

Arquivo DA
Dos 57 quilômetros que serão pavimentados, cerca de 50 quilômetros já foram concluídos Dos 57 quilômetros que serão pavimentados, cerca de 50 quilômetros já foram concluídos

A pavimentação da MG-760, que inclui o trecho que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao município de São José do Goiabal e à BR-262, ainda está em andamento. Com cerca de 50 quilômetros pavimentados, a previsão para o término dos serviços é no segundo semestre do próximo ano. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Em nota, o DER informou que as obras da rodovia MG-760 estão em andamento e dos 57 quilômetros que serão pavimentados, cerca de 50 quilômetros já foram concluídos. “No momento, estão em execução os serviços de terraplenagem, implantação de sinalização horizontal e alargamento e ampliação das pontes. A previsão contratual para conclusão do trecho é agosto de 2023”, afirmou.

Promessa antiga

O custo total da obra foi estimado em mais de R$ 110 milhões. Os recursos para a obra são provenientes de um acordo com a Fundação Renova, como compensação pelos danos causados com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, em 2015. O acordo permitiu que o serviço, que teve uma parada em novembro de 2018 por falta de recursos, fosse retomado em abril de 2021. Desde então, o asfaltamento que tinha parado no povoado de Santo Antônio da Mata avançou.
Enviada por leitor
Trecho alagadiço nas proximidades de Baixa Verde aguarda solução com o fim da pavimentação da MG-760Trecho alagadiço nas proximidades de Baixa Verde aguarda solução com o fim da pavimentação da MG-760


Ordens de serviço

A primeira ordem de serviço para a pavimentação da MG-760 foi assinada nos anos 1980, pelo então govenador Newton Cardoso, porém, a obra acabou parando. Em 2013, Antonio Anastasia (PSDB) assinou novamente a ordem de serviço, que foi suspenso por causa de adequações ambientais. Já em julho de 2017, o então governador Fernando Pimentel (PT) assinou a terceira ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da rodovia que liga as regiões do Vale do Aço e da Zona da Mata, entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, e São José do Goiabal. Desde então, a obra já foi paralisada e retomada algumas vezes, sendo esperada com muita expectativa pela sociedade.

Contorno

A expectativa, agora, é que também avancem os projetos para a construção do contorno rodoviário de Timóteo, que interligará a MG-760 à BR-381, via bairro Limoeiro, uma vez que o traçado urbano da rodovia, no bairro Ana Rita, não suporta o tráfego rodoviário que deverá ser intensificado quando a rodovia estiver totalmente pavimentada. A “variante MG-760” deverá ligar o distrito de Cava Grande ao contorno rodoviário da BR-381, via bairros Licuri, Alphaville e Limoeiro, em Timóteo.

Empresa contratada

Em julho, o DER divulgou que houve a contratação da empresa de engenharia consultiva para a elaboração de Projeto de Engenharia Rodoviária de Melhoramentos, Pavimentação e Obra de Arte Especial (OAE) dos trechos do Contorno de Timóteo, com extensão de 17,58 quilômetros. A empresa vencedora foi a Engemaster Engenharia e Projetos Ltda e o valor da obra foi orçado em R$ 2.774.130,29. A expectativa é que até em um ano seja apresentada a proposta da empresa.
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Comentários

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Votador

05 de dezembro, 2022 | 08:45

“Mais um período chuvoso e mais um ano em que a população de Baixa Verde (Alô Dionísio!!!!) fica ilhada...
Será que vão esperar o período eleitoral para políticos prometerem, mais uma vez, a solução que tanto espera o povo de Baixa Verde?
Agosto de 2023 é bem proveitoso para os candidatos! Mas a solução é pra agora. Cidadãos não merecem passar por situação de abandono...”

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