27 de novembro, de 2022 | 00:01
Tenda Literária alcançou 3 mil visitantes em Timóteo
O festival itinerante incentiva o hábito da leitura com atividades educativas para as crianças de 4 a 10 anosOs mestres de cerimônia Ariela e Banha, personagens dos atores Mari Antonaci e Jefferson Rocha, respectivamente, receberam a criançada para atividades educativas gratuitas em tendas com jogos lúdicos, como a Kombixadrez” e o Instituto Ideias”, e brincadeiras antigas com o Grupo Historiarte. Nesta edição, o Espaço de Leitura disponibilizou ao público livros de autores regionais e o projeto Descortinar, da Prefeitura de Timóteo, reuniu as crianças com atividades ricas em conhecimento e emoção.
Na programação, também, destaques para os shows de Ariela e Dado e de Raquel Flora Manga, além dos artistas do Dama Espaço Cultura, Professora Kakau e Nena de Castro. A educação é um pilar para o desenvolvimento da sociedade e devemos estar sempre juntos nessa frente de atuação”, frisou Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita, que apoiou a iniciativa em Timóteo.
Socialização
A professora Sergiane Torres, da Escola Municipal Virgínia de Souza Reis, no bairro Alegre, trouxe os alunos e comentou sobre a ação. É muito importante também para nós, professores. No dia a dia, as crianças não têm a experiência que estão tendo aqui. Isso faz com que eles aprendam a gostar ainda mais dos livros. A gente trabalha com incentivo a leitura, mas esse tema nunca é demais e essa vivência só veio para somar com nossas propostas”, elogiou.
A dona de casa Melina Anício Almeida levou as duas filhas para a Tenda Literária e falou sobre a importância do projeto para as crianças da comunidade. A população precisa mais disso aqui, e as crianças são as mais beneficiadas. Eu e minhas filhas ficamos encantadas”, afirmou.
Maísa Lemos Lopes, aluna da Escola Municipal Novo Tempo, participou das atividades e se apaixonou com os livros e jogos lúdicos. Eu acho muito interessante ter tudo isso aqui para a gente brincar e aprender. E eu gostei muito dos shows também, foi incrível participar de tudo”, disse. Nós nos divertimos, passeamos, conhecemos livros que a gente não conhecia ainda”, relatou Rafaela Laíssa, do 5º ano da Escola Municipal Alves de Carvalho.
O professor da rede municipal, Jacson Almeida, avaliou que a feira literária contemplou positivamente o projeto literário que ele desenvolve com seus alunos. Aqui temos uma extensão das atividades realizadas na escola, mas em um ambiente mais lúdico, diferenciado, com mais livros e jogos. As crianças saem daqui maravilhadas e mais interessadas em ler”, comentou.
A escritora Nena de Castro encarnou a sua personagem Jujuba e destacou que os livros têm o poder de ensinar, de despertar a criatividade, a imaginação, ampliar o vocabulário dos leitores e favorecer a compreensão do mundo, capacitá-los para entender os problemas de um país e ajudar a buscar soluções para essas questões”. Este evento é o lugar dos bons encontros com livros, histórias, pessoas e de abraços”, concluiu.
Desde 2016, o festival itinerante Tenda Literária já passou, também, pelas cidades de Santana do Paraíso, Peçanha, Antônio Dias, Açucena e Coronel Fabriciano. A edição do projeto em Timóteo foi realizada com o patrocínio da Aperam South America, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o apoio da Fundação Aperam Acesita e a realização da Criativo Produções, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo e da Prefeitura Municipal de Timóteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















