26 de novembro, de 2022 | 08:30

5G deve chegar a Ipatinga a partir de junho do ano que vem

Anatel prevê que a instalação da tecnologia 5G em municípios brasileiros com população igual ou superior a 200 mil habitantes será a partir de 30 de junho de 2023

Divulgação Métricas Boss
''Os principais desafios da migração do 4G para o 5G são aumentar a capacidade de rede e melhorar a eficiência energética'', avaliou Lucian Fialho''Os principais desafios da migração do 4G para o 5G são aumentar a capacidade de rede e melhorar a eficiência energética'', avaliou Lucian Fialho

A rede 5G já está ativa, desde o início de outubro, em todas as capitais brasileiras e continuará em ampliação por todo o país até 2026, seguindo um cronograma estabelecido em edital. O próximo passo para a expansão da nova geração de internet móvel no Brasil é a ativação da rede em cidades com mais de 500 mil habitantes, que vão receber a tecnologia a partir de 1º de janeiro de 2023. No Vale do Aço, especificamente em Ipatinga, a novidade tem previsão de chegada a partir de 30 de junho de 2023.

Conforme o cronograma, é a partir de 30 de junho de 2023 que “os municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 200 mil habitantes e em pelo menos 25% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes”, vão receber a instalação da tecnologia 5G. De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, Ipatinga tem uma população de 267 mil pessoas.

Nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 100 mil habitantes e em pelo menos 50% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes, a liberação do sinal será a partir de 30 de junho de 2024. Em pelo menos 75% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes, a liberação deve começar em 30 de junho de 2025. A partir de 1º de janeiro de 2026, nos demais municípios.

Benefícios
O diretor de tecnologia da empresa de consultoria digital Métricas Boss, Lucian Fialho, explica quais serão as vantagens da chegada do 5G para os brasileiros. “O 5G é a quinta geração de rede móvel que está sendo implantada no Brasil. Com isso, a população terá acesso à internet em altíssima velocidade e baixa latência, ou seja, haverá menos tempo de espera para carregar uma página ou assistir a um vídeo. Além disso, as conexões serão mais estáveis e confiáveis”, pontuou.

Lucian Fialho lembrou, ainda, de mais benefícios que devem afetar positivamente na vida dos brasileiros graças à implantação do 5G. “Como a melhoria da qualidade de vida, o aumento da produtividade e o desenvolvimento das cidades”, afirmou.

4G x 5G
O 5G está na “boca do povo”, todo mundo comenta, fala, mas qual a diferença para o sinal que muitos de nós ainda usamos, o 4G? O diretor de tecnologia explica: “A grande diferença do 4G para o 5G é a velocidade. O 5G é até 100 vezes mais rápido que o 4G, o que significa que você pode baixar um filme em segundos e navegar na internet em tempo real sem problemas. Além da velocidade, o 5G também oferece uma conexão mais confiável e consistente, permitindo que você faça chamadas de vídeo HD sem interrupções”, esclareceu.

Processo
Na avaliação de Lucian Fialho, deve levar algum tempo até que o acesso ao 5G chegue a todos. “A tecnologia está se desenvolvendo rapidamente, mas precisa de mais investimentos para se popularizar. Além disso, é importante considerar que nem todas as regiões do mundo terão o mesmo nível de acessibilidade à tecnologia”, observou. Vale lembrar também que nem todos os aparelhos celulares são compatíveis com a tecnologia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cruzeiro

27 de novembro, 2022 | 19:02

“O 4G nem funcionou ainda, e já vai chegar o 5G?”

Envie seu Comentário