24 de novembro, de 2022 | 06:33

Presidente do TSE nega ação do PL que questiona urnas no segundo turno

Moraes também aplicou multa de R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé

André Richter – Repórter da Agência Brasil
Antonio Augusto/Ascom/TSE
Moraes rebateu as questões técnicas levantadas pelo partido do presidente Jair BolsonaroMoraes rebateu as questões técnicas levantadas pelo partido do presidente Jair Bolsonaro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, decidiu negar pedido feito terça-feira (22) pelo PL questionando votos do segundo turno das eleições, realizado em 30 de outubro. O partido tinha até o fim da tarde desta quarta-feira (23), para aditar ao pedido, relatórios das urnas relativos também ao primeiro turno da eleição. Sem cumprimento da determinação, o pedido inicial foi indeferido.

Na decisão, Moraes rebateu as questões técnicas levantadas pelo partido do presidente Jair Bolsonaro. O ministro disse que o partido não fez o aditamento de supostas irregularidades no primeiro turno e não apresentou indícios que justifiquem a instauração de verificação extraordinária da apuração.

Segundo o ministro, todos os modelos de urnas são identificáveis por mecanismos físicos e eletrônicos. Moraes afirmou ainda que é "fraudulento" o argumento de que teria ocorrido a violação do sigilo do voto a partir do registro de nomes de eleitores em logs da urna.

No despacho, o presidente ainda afirmou que é "totalmente possível a rastreabilidade das urnas eletrônicas" e os argumentos são "absolutamente falsos".

"A total má-fé da requerente em seu esdrúxulo e ilícito pedido, ostensivamente atentatório ao Estado Democrático de Direito e realizado de maneira inconsequente com a finalidade de incentivar movimentos criminosos e antidemocráticos que, inclusive, com graves ameaças e violência vem obstruindo diversas rodovias e vias públicas em todo o Brasil, ficou comprovada, tanto pela negativa em aditar-se a petição inicial, quanto pela total ausência de quaisquer indícios de irregularidades e a existência de uma narrativa totalmente fraudulenta dos fatos", afirmou Moraes.

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes condenou a Coligação Pelo Bem do Brasil, que apoiou a candidatura de Bolsonaro nas eleições deste ano, por litigância de má-fé e aplicou multa de R$ 22,9 milhões. Também foi determinada a suspensão de repasses do Fundo Partidário para a coligação até o pagamento da multa.

Por fim, o ministro determinou o envio da decisão para corregedoria da Justiça Eleitoral para que a conduta do presidente do PL, Valdemar de Costa Neto, seja avaliada. O objetivo é investigar a responsabilidade pela suposta "finalidade de tumultuar o regime democrático brasileiro".

Após o despacho de Moraes, o PL informou em nota que o partido já acionou a assessoria jurídica para analisar a decisão do TSE. "O PL reitera que apenas seguiu o que prevê o Artigo 51 da Lei Eleitoral que obriga as legendas a realizar uma fiscalização do processo eleitoral", diz a nota

Entenda o pedido do PL

Dia 22, o PL protocolou no TSE uma representação eleitoral para questionar o resultado da eleição e apontou o suposto mau funcionamento de urnas no segundo turno como justificativa.

Em seguida, Moraes deu prazo de 24 horas para a legenda aditar a petição para apresentação da relação de urnas supostamente defeituosas nos dois turnos. A Justiça Eleitoral utiliza as mesmas urnas nas duas votações.

Na tarde de quarta-feira, entretanto, o PL partido pediu que o requerimento com escopo somente para o segundo turno fosse mantido pelo TSE.

O pedido do partido busca invalidar votos colhidos em cerca de 60% das urnas utilizadas no pleito, mas somente no segundo turno. No primeiro turno, quando foram eleitos deputados e senadores, o PL elegeu 99 parlamentares.

O PL argumenta que, nas urnas que seriam consideradas "válidas", Bolsonaro teria vencido a disputa pela Presidência da República no segundo turno das eleições de 2022, em 30 de outubro, com 51,05% dos votos. O TSE confirmou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 50,9% dos votos válidos, na noite do dia 30/10.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Márcia

24 de novembro, 2022 | 19:13

“Estou me divertindo com tanta imbecibilidade bolsonarista. Gente que aparentemente eu achava que era esperta por ter estudo, fica agindo como idiota pedindo intervenção militar. Enquanto isso Bolsonaro come camarão, caviar e assiste de camarote. Um bando de idiotas a serviço do Bozo. Será que algum dia esse povo vai perceber que estão sendo enganados desde 2018?”

Viewer

24 de novembro, 2022 | 14:26

“Quando o caldo entornar, cada um de vocês serão acusados de subversão.”

Sr.sinsero

24 de novembro, 2022 | 10:01

“Isso aí!!!! Só para informar que de tempos em tempos o "chicote muda de mão".”

Gildázio Garcia Vitor

24 de novembro, 2022 | 09:30

“Sr. Carlos Roberto, os seus comentários são maravilhosos. Nada melhor que o humor para enfrentar esta tal "realidade paralela".
Parabéns! Obrigado!”

Carlos Roberto Martins de Souza

24 de novembro, 2022 | 07:26

“O curioso é que os idiotas atacam a democracia por algo que nem eles e nem ninguém podem tirar após a publicação dos resultados. Moradores da ?Esgotosfera?, bolsonaristas tentam poluir a nação com a podridão existente nos seus currais, sem alternativa, resta procurar cabelo, piolho e caspa na cabeça do Xandão. Com o brilho incontestável dela, vão se dar de frente com a cara de bundão refletida naquela superfície lustrosa. O Exército de Lúcifer está tentando, sob o comando do Capetão Bozo, tumultuar o Brasil, o nosso Danado Topeira quer, de todas as formas, provar que derrota no Brasil significa vitória, não importa a metodologia usada para provar suas teses bizarras. Boçal Nero tem conluio com o Diabo, de cristão ele só tem aquela cena vexatória dele sendo mergulhado no Jordão, e não duvido que o tal Pastor Everaldo esteja pleiteando um lugar de guru no Planalto. O ridículo relatório que os técnicos - hic! - do ITA ? Instituto dos Trapaceiros do Alvorada - levaram dias para produzir, em cinco minutos o general ?Morais?, do STF, derrubou com um ?tiro de caneta?, a mesma azul do hit bolsonarista. Foi certeiro, no alvo. A patacoada da seita golpista não durou um cafezinho,”

Lu Magalhães.

24 de novembro, 2022 | 07:13

“E como dizia o vovô..mas quê povo descarado esse povo do BOZO gente sem vergonha sem caráter imaginem só!
Vocês conseguiram dar o golpe no nove dedos nas eleições passadas mais nessa não tem pra vocês eu fico pensando como que tem pessoas se é podem ser chamadas de pessoas que ficam lambendo o TOBA de um cara DESTE como o BOZO..o cara não tem um pingo de caráter,deveria ser homem e cumprir a palavra dita no último debate..de quê aceitaria o resultado das urnas..ELE juntamente com essa turma de mal caráter quê o apoiam deveriam tomar vergonha na cara e parar com esse comportamento de moleque,comportamento de menino pirrassento..”

Renato

24 de novembro, 2022 | 07:07

“Esse Alexandre de Moraes é um baita jurista. Está deitando e rolando por cima desses bolsonaristas armadores. Impressionante como essa turma é mal assessorada e embarcam com facilidade nas loucuras do "mito". Não vejo a hora dessa loucura toda acabar. Dá impressão que o Bozo está desesperado, com medo de descobrirem todas as suas falcatruas ao sair do governo. E usa o seu rebanho de imbecis pra praticar suas barbaridades.
Salve Moraes! Ainda bem que o Brasil tem você!...”

Envie seu Comentário