15 de novembro, de 2022 | 12:55

Ipatinga terá o primeiro Centro de Referência do Autismo do Leste de Minas

Elvira Nascimento/Divulgação
O projeto prevê atendimento com fonoaudiólogo, neuropediatra, terapeuta ocupacional, nutricionista, psiquiatra, psicólogo e outros profissionais O projeto prevê atendimento com fonoaudiólogo, neuropediatra, terapeuta ocupacional, nutricionista, psiquiatra, psicólogo e outros profissionais

Será implementado em Ipatinga o I Centro de Referência para atendimento das pessoas com autismo no Leste de Minas Gerais. Na próxima sexta-feira (18), o prefeito Gustavo Nunes, ao lado do secretário municipal de Saúde, Cléber Faria, do vereador Daniel do Bem e outras autoridades, irá assinar a Ordem de Serviço para início das obras de reforma da antiga Unidade Básica de Saúde do Jardim Panorama, onde funcionará o novo equipamento público de saúde, que será modernizado para realizar exames de diagnóstico e atendimento aos autistas no município. Será um evento aberto ao público, previsto inicialmente para começar às 9h, informa a assessoria de comunicação do vereador.

A obra será realizada pelo município em parceria com o Ministério Público e já havia sido anunciada pelo governo local em dezembro do ano passado. Em uma audiência pública realizada por iniciativa de Daniel do Bem em abril deste ano, na Câmara de Ipatinga, representantes da Secretaria de Saúde anunciaram que o Centro de Referência estava em processo de licitação e as obras teriam início até o fim de 2022.

“Há dezoito meses venho buscando mostrar ao prefeito a necessidade de implantar essa política pública em Ipatinga. Viajamos juntos para conhecermos modelos já em funcionamento em outras cidades e deu certo. Ipatinga começa a avançar na perspectiva de se tornar referência na atenção às crianças autistas e demais pessoas com deficiência no leste mineiro”, pontuou o vereador.

Pai de uma criança autista, psicólogo e ativista da causa em Minas, o vereador fala da importância do equipamento a ser instalado. “Atualmente, as mães, pais e familiares de autistas não encontram nenhuma porta aberta para acolher, diagnosticar e tratar os seus filhos. Por isso, a assinatura dessa ordem de serviço e o início das obras representam um passo muito importante para as milhares de famílias autistas da nossa cidade. Tudo isso é resultado de um trabalho árduo, perseverante e pautado pela sensibilidade do prefeito Gustavo e alguns dos seus secretários municipais, que sempre nos deram a oportunidade de dialogar e defender com transparência e lisura o sonho de tornar Ipatinga uma referência estadual no tratamento dos autistas”.

Ipatinga será a segunda cidade mineira e a primeira de todo o Leste a receber um centro de saúde destinado ao diagnóstico e acompanhamento das crianças com autismo, destaca a assessoria. O projeto prevê atendimento com fonoaudiólogo, neuropediatra, terapeuta ocupacional, nutricionista, psiquiatra, psicólogo e outros profissionais para atuarem no tratamento de crianças com TEA e outros transtornos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Robertinho

16 de novembro, 2022 | 13:10

“Previsão de duas semanas seguidas de chuva e vem com operação tapa buraco...que administração ridícula.”

Envie seu Comentário