08 de novembro, de 2022 | 14:00

De incitatus, bobices e falastrices...

Nena de Castro *

Dia, meus cinco leitores! Pensando aqui em Calígula, imperador romano especialista em bobices o qual nomeou seu cavalo Incitatus como senador romano e ainda cônsul da Bitínia que não sei onde fica, mas desconfio que é ali abaixo de Mantena, na zona litigiosa do Contestado, onde minha família morou por algum tempo. Isso na idade pré-dinossauros, quando eu era pequena.

Incitatus tinha cerca de 18 criados pessoais, dormia em mantas cor de púrpura, a cor das vestes reais do imperador e usava um colar de pedras preciosas no pescoço. Ainda que pertencente à classe dos equinos, o bom Incitatus não prejudicava ninguém e não lhe passava pela cabeça sair correndo na rua com uma pistola na mão, ameaçando um desafeto e colocando a vida de outras pessoas em risco. Cada coisa, nesse circo de horrores do nosso país, que eu podia passar sem ver, inclusive um fiel atarantado perguntando ao seu líder “se Deus perdeu as eleições”. Eu responderia ao incauto eleitor que Deus nunca foi candidato e muito menos cabo eleitoral de alguém. Afeeee!

Um colunista de famoso jornal paulista, chamado Marcelo Duarte chegado a umas ironias que nem a Bugra (guardadas as distâncias, claro, sou só uma Bugra da roça que escrevinha algumas coisas), observou que os ânimos continuam exaltados aqui no patropi e sugere uma lista de palavras pra ampliação do vocabulário explicando o significado e origem, isso pra você não se enganar nas ofensas. Não sei se rio ou choro, mas lá vai:

1 – BEÓCIO – os nascidos na Beócia, Grécia, onde eram agricultores analfabetos e foram assim apelidados pelos intelectuais como pessoas incultas. Seria o nosso “groteiro?”

2 – BOCÓ - vem de um saco de pele denominado “boucaut” que servia para o transporte de líquidos na França. Aqui no Brasil era um saco sempre aberto, chamado bocó, sem tampa, daí passou a denominar o sujeito bobo, sempre de boca aberta !(Mentira, fomos nós mineiros que inventamos essa palavra!)

3 – FEDELHO – Serve para alcunhar rapazes de comportamento infantil. Vem do latim “foetere” e significa “soltar mau cheiro”.

4 – IDIOTA – Do grego veio a palavra “idiótes”, ou seja, um homem que só tem conhecimento de suas coisas e desconhece o mundo.

5 – HISTRIÃO - Ator que, na Roma Antiga, fazia o papel cômico em espetáculos populares. Passou a significar farsante, charlatão, ridículo.

6 – IGNORANTE – Oriundo do latim “ignorantia”, significa “desconhecimento”. Só passou a ser pejorativo a partir de 1865, quando um escritor inglês George Ruggie escreveu uma peça satirizando advogados que opinavam sobre tudo sem conhecer nada.

7 – IMBECIL – Veio do latim IMBECILLU, evoluiu de “fracote” para “fraco das ideias”.

8 – PÁRIA – Essa originou-se do hindu “paraiyar”, 2.000 A.C e deu nome a um grupo rejeitado pela sociedade e obrigado a fazer os piores serviços.

9 – PUSILÂNIME – Também do latim, significa “de alma pequena” ou seja é ter medo de tomar decisões. Covarde, medroso.

Confesso que não fiquei entusiasmada, aprecio mesmo é o xingamento mineiro, bem mais sonoro e cheio de significados como vocês sabem. Eu e meus irmãos crescemos chamando unszauzoutros de “mané marmota, estrupício, manoteira, bocoió, besta, oreia seca, entojada, fidumaégua, panguá” e muito mais!

ENTONCE, MIÓ MEMO É NUM XINGÁ NINGUÉM, (A NÃO SER OS DE CASA, CLARO. AQUI NA FAMIA NOS CHAMAMOS DE ANTA NA MAIOR!) VAMO DEXÁ ESSA PAPAGAIADA PRA LÁ E CUIDÁ DE NOSSA VIDAS!

E nada mais digo a não ser que minha filha de coração, Débora Luisa, casou-se com Mateus Cunha no sábado 5/11 e quase infartei de emoção. Parabéns, queridos!

* Escritora e encantadora de histórias

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário