30 de outubro, de 2022 | 08:00

Faltou qualidade no debate

Humberto Abreu *

Foi triste ver os dois políticos mais populares e carismáticos do Brasil debaterem por duas horas, às vésperas da eleição mais disputada do Brasil, na maior rede de televisão do país e nada dizerem. Desanimador!

Mas, aqui, cabe também uma crítica. O debate promovido pelo pool de comunicação liderado pela Band, site UOL, TV Cultura e CNN foi excelente. Entretanto, a Globo, ao fazer um debate dessa importância sem participação de jornalistas, não passou de promover um ringue de luta de MMA de terceira categoria. O Grupo Globo de Comunicação se omitiu de seu dever de fornecer informações de qualidade, colocando seu time de jornalistas para trabalhar. Preferiu se OMITIR.

A operação de emissoras de Rádio, TV aberta e jornais é um serviço de utilidade pública, objeto de concessão (no caso do rádio e da TV) pública. Por isso tem o dever de informar. E na noite de sexta-feira essa OBRIGAÇÃO de bem informar não foi cumprida.

A Globo sempre implacável em apontar os erros alheios, merece críticas severas. A sistemática adotada no último debate antes da votação neste domingo foi a mesma adotada, sem sucesso, no debate realizado no primeiro turno. Péssima, inútil, cansativa. O formato favoreceu ataques pessoais em detrimento do necessário debate de ideias e programas de governo. O debate não esclareceu NADA. Quem votava em A, ou em B, e quem queria anular o voto permaneceram, todos, onde estavam.

Em que ponto do passado a rede deixou esquecido o famoso Padrão Globo de Qualidade? Bom jornalismo não é apenas estética. É muito mais, é produzir informações de qualidade.

Que neste domingo todos façam uma boa votação, contemos com a nossa consciência cívica, e com a inspiração divina para nos orientar. Que Deus nos proteja, e mais que nunca: Que Deus seja brasileiro.

* Advogado.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário