28 de outubro, de 2022 | 14:34

Ministro vem ao Vale do Aço inaugurar túnel em trecho duplicado da BR-381

Divulgação Dnit
Tuneis estavam concluídos há dez anos e aguardavam conclusão de obras complementares Tuneis estavam concluídos há dez anos e aguardavam conclusão de obras complementares

O tráfego nos túneis Piracicaba, no Km 291 da BR-381, em Antônio Dias, foi liberado nesta sexta-feira (28). O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Santos Filho, e lideranças políticas estiveram no local das obras para anunciar a liberação do trecho.

A pista sentido ao Vale do Aço a Belo Horizonte já estava concluída. O outro túnel, sentido ao Vale do Aço, teve obras concluídas somente na manhã desta sexta-feira. Em nota, o Dnit informou que foram abertos ao tráfego dois trechos duplicados, entre o km 288,4 ao km 289,5 e do km 290,8 ao km 293,7 da BR-381, totalizando quatro quilômetros de novas pistas. “No segmento estão inseridos ainda dois túneis”.

Conforme o ministro da Infraestrutura, foi um dia histórico para o Brasil a conclusão das obras. “Estamos cumprindo uma de nossas missões ao liberamos esses dois túneis. A BR-381 vai gerar empregos e pleno desenvolvimento para a região. E é fundamental termos essa rodovia duplicada. É mais segurança e eficiência para quem trafega na via. Compromisso que assumimos e finalizamos”, afirmou Sampaio.

O diretor-geral do Dnit destacou os investimentos que têm sido feitos no estado. “Nos últimos anos, tivemos só na infraestrutura de Minas Gerais um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões. É um grande ganho não só em termos de logística, mas para a facilidade da população. Estamos muito satisfeitos em ver essas grandes obras funcionando”, disse.



Já publicado:
Ribeirão Severo: BR-381 tem novo trecho duplicado liberado em Antônio Dias

Investimentos

Segundo o Dnit, as melhorias estão localizadas no município de Antônio Dias e têm investimento de aproximadamente R$ 118 milhões. “Os túneis, com 430 metros de extensão, ficam no km 291,07 e no km 291,5 da rodovia, no lote 3.1 do empreendimento”, ressaltou.

Histórico

Os túneis Piracicaba foram construídos há sete anos e integram o lote 3 das obras de duplicação da rodovia. A obra foi concluída e ficou à espera de complementos, dentre eles a nova ponte sobre o rio Piracicaba, e a ligação dessas pontes às entradas dos dois túneis.
Divulgação Dnit
Para o uso dos tuneis foi necessário construir nova ponte sobre o rio Piracicaba Para o uso dos tuneis foi necessário construir nova ponte sobre o rio Piracicaba

Lotes

De um total de 303 quilômetros do trecho Norte da BR-381, composto por 11 lotes de obras, apenas no lote 3 (Jaguaraçu a Nova Era) e no lote 7 (Caeté), as obras avançaram, conforme consta nos documentos do Dnit.

Duplicação

Com a liberação do trecho onde estão localizados os túneis e o trecho da ponte do ribeirão Severo, agora são 60 quilômetros de pista duplicada. O restante da duplicação nos outros nove lotes da BR-381 vai ficar à espera da concessão da rodovia, cujo leilão está agendado para o fim deste ano. Caberá à empresa que vencer a licitação implantar praças de pedágio e, com a arrecadação, retomar as obras.

Edital e leilão

Conforme já divulgado pelo ministro de Infraestrutura, o edital para concessão está programado de ser publicado em novembro e o leilão até 24 de dezembro, com previsão para início das obras pela concessionária em janeiro de 2023.

Projeto

Anteriormente, o projeto de concessão previa o trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares e da BR-262, entre João Monlevade e Viana, no Espírito Santo. Não houve interessados, o leilão anteriormente agendado para o começo de 2022 fracassou e a BR-262 foi desmembrada, diante da necessidade de tornar o projeto mais atrativo. Na prática, o leilão chegou a ser adiado quatro vezes por falta de investidores interessados. Novos estudos e audiências públicas realizadas e um novo projeto de concessão foi concluído.

Praças de pedágio >/b>

O Plano de Outorga, que trata sobre a concessão para exploração da BR-381, no trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte, prevê os seguintes valores de pedágio no trecho da rodovia: Caeté (R$ 12,40), João Monlevade (R$ 10,35), Jaguaraçu (R$ 12,04), Belo Oriente (R$ 9,70) e Governador Valadares (R$ 10,10).
Com base nesses valores, uma viagem de ida e volta entre Ipatinga e Belo Horizonte poderá ter um custo de R$ 69,58 em pedágio.

Divulgação
O ministro Marcelo Sampaio, o senador Carlos Viana e o general Santos Filho Diretor-Geral do DnitO ministro Marcelo Sampaio, o senador Carlos Viana e o general Santos Filho Diretor-Geral do Dnit

Enviada por leitor
Durante sete anos túnel serviu apenas para abrigo de morcegos; obra ficou à espera de complementos Durante sete anos túnel serviu apenas para abrigo de morcegos; obra ficou à espera de complementos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antônio Geraldo Pedrosa

29 de outubro, 2022 | 06:01

“? deve dos governos arrumar as rodovias com o dinheiro do IPVA mas agora depois que gastou muito dinheiro público vai privatizar a rodovia deveria cobrar da concessionária o dinheiro gasto nas obras iniciais assim vai ficar fácil eles já pegar a rodovia qualse pronta é já começar a cobrar pedrazio”

Alex

28 de outubro, 2022 | 22:23

“Parabéns ao governo pela conclusão da obra, será mais segurança e conforto para todos que trafegam por ali.”

Rafael

28 de outubro, 2022 | 19:52

“Amei”

Envie seu Comentário