
04 de outubro, de 2022 | 17:22
Coronel Fabriciano oferta exames preventivos a mulheres
Com o objetivo de incrementar no município as ações do Outubro Rosa, que tem como objetivo prevenir o câncer de mama, a Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano lançou a programação da campanha deste ano.Em todas as unidades de saúde serão ofertados testes contra ISTs e de exames preventivos, como o Papanicolau. Haverá ainda momentos de recreação e atividades interativas nos polos do Programa Mexa-se. Uma caminhada também faz parte da programação com a intenção de mostrar à população a importância da prevenção, informou a Secretaria.
Para a mulher trabalhadora do setor público e privado, haverá um sistema especial de atendimento. Nas repartições públicas, de 10 a 21 de outubro, um mutirão atenderá cerca de duas mil servidoras que poderão agendar o atendimento diretamente no local de trabalho. Segundo a Secretaria, as mulheres representam 90% do quadro de servidores.
Já para as cidadãs que trabalham fora, em horário comercial ou de turnos, foi criado atendimento com horário estendido em cinco Unidades Básicas de Saúde, até 20h. Para saber qual unidade procurar, basta entrar em contato com o agente de saúde de referência, que agendará dia e horário para o atendimento conforme a necessidade da paciente. A prioridade será atender à mulher o mais próximo possível de casa ou do trabalho.
O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que além dessas ações, o município comemora o êxito do Programa de Saúde da Mulher, que eliminou as filas e regularizou a oferta de mamografias, que atualmente são feitas no Hospital Márcio Cunha e em laboratório credenciado em Coronel Fabriciano. A mamografia está em dia. A gente fez um estudo e investiu na aquisição de exames para dar qualidade de vida às mulheres. A gente tem a obrigação de fazer essa prevenção constantemente. Somos destaque no Previne Brasil neste quesito porque nos preocupamos com a saúde da mulher no todo com políticas públicas assertivas”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]