02 de outubro, de 2022 | 10:11
Apuração no exterior: Lula venceu na Nova Zelândia e Bolsonaro está à frente no Japão
Em alguns países, como os da Ásia e Oceania, a votação já foi encerrada e o resultado já começa a ser computado
Débora Anício
Com o horário de votação encerrado no exterior, os resultados já começam a ser divulgados

Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil.
Em alguns países, como os da Ásia e Oceania, a votação já foi encerrada e o resultado já começa a ser computado. Na Nova Zelândia, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 73% dos votos válidos, conforme divulgado pela Revista Fórum. O petista também venceu em Singapura e Coreia do Sul. Já o presidente que tenta a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), venceu em todas as sessões que estão na cidade de Tóquio, no Japão e, por enquanto, na cidade de Canberra, Austrália.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil. Este ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras. A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou para as eleições 2022 postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países. As mulheres são maioria do eleitorado no exterior, representando 58,54%. (Com informações do Senado)
Veja também:
Timóteo tem votação em clima de tranquilidade
Lula e Bolsonaro já votaram na manhã deste domingo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]