02 de outubro, de 2022 | 08:00

''Eleitor tem em suas mãos um importante instrumento de mudança política e social''

Tiago Araújo
Wallace Gandra ressaltou que haverá eleitor que decidirá na última hora em quem votar, a caminho da urnaWallace Gandra ressaltou que haverá eleitor que decidirá na última hora em quem votar, a caminho da urna

Neste domingo (2), os eleitores vão às urnas para escolher seus candidatos à presidência e para os cargos de deputados (federal e estadual) e senador, além de governador. Em entrevista ao Diário do Aço, o especialista em marketing político, Wallace Gandra, que atua em Ipatinga, destacou a importância do voto e o impacto que pode causar na vida dos eleitores. O período de votação será das 8h às 17h, de acordo com o horário de Brasília (DF).

Conforme Wallace Gandra, além de ser um ato de cidadania, votar permite ao eleitor escolher quais representantes acredita que vai melhorar tanto a sua qualidade de vida quanto a das pessoas ao seu redor. “O eleitor tem em suas mãos um importante instrumento de mudança política e social. É preciso ressaltar que além de eleições para presidente e governador, teremos eleições para deputados e senador. Os parlamentares lidam com decisões que impactam o bolso e a vida das pessoas, motivo suficiente para que o eleitor reflita bastante na hora de votar”, afirmou.

O especialista em marketing político destacou que foi possível perceber que à medida que as eleições se aproximavam, o eleitor passou a acompanhar com mais atenção os candidatos. "Nos próximos anos teremos pautas importantes e será preciso ter bons representantes. Não faça uma escolha apenas para não aborrecer um amigo. Faça a escolha consciente. Votar consciente é conhecer seu candidato, entendendo o funcionamento do sistema eleitoral republicano”, ressaltou.

Eleitores indecisos

Wallace Gandra também acredita que muitos eleitores ainda estão indecisos e vão deixar para decidir em quem votar no dia do pleito. “Essa é uma eleição para muitos cargos e, para alguns deles, acredito que ainda há eleitores que não definiram seus votos. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, 79% dos eleitores já definiram em quem pretendem votar. Segundo o PoderData, um em cada três eleitores não sabem ainda em quem votar para senador. Esse talvez seja o voto mais difícil de se definir para uma votação consciente. A tendência é diminuir o número de indecisos até este domingo, mas haverá sempre aquele eleitor que decidirá na última hora, a caminho da urna”, pontuou.

Documentos

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, mas o eleitor precisa saber o número da sua seção de votação. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a foto do eleitor já apareça por lá.

Os eleitores devem ficar atentos à ordem de votação. Primeiro, o eleitor vai escolher o candidato a deputado federal, depois o deputado estadual, senador, governador e, por fim, o presidente da República.

A que hora sai o resultado da votação?

Com a votação unificada no horário de Brasília, em todos os estados, a previsão do TSE é que as primeiras informações sobre a votação sejam divulgadas logo após o fim do pleito, com as urnas 100% apuradas mais cedo na comparação com outros anos. No entanto, não há um horário estipulado para o resultado definitivo dos eleitos.

Em outros pleitos era necessário aguardar as informações do Acre, estado com duas horas a menos com relação à capital federal. No ano de 2018, a definição de que Fernando Haddad, candidato à Presidência pelo PT, e Jair Bolsonaro, candidato pelo antigo PSL, disputariam o segundo turno da corrida presidencial saiu às 20h50, no horário de Brasília, com cerca de 95% das urnas apuradas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário