01 de outubro, de 2022 | 16:00

Tenda Literária reuniu mais de 1,5 mil visitantes em Fabriciano

Fotos: Divulgação
Festival itinerante visa incentivar o hábito de leitura por meio de atividades educativas e contações de história Festival itinerante visa incentivar o hábito de leitura por meio de atividades educativas e contações de história
As cores e a diversão da Tenda Literária preencheram a Praça da Estação, em Coronel Fabriciano, com contação de histórias, brincadeiras e um espaço literário para estudantes e famílias, no fim de semana passado. Mais de 1,5 mil pessoas participaram do festival itinerante realizado no município pela primeira vez. A iniciativa teve o patrocínio da Aperam South America, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Aperam Acesita, com a realização da Criativo Produções, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e levar atividades educativas gratuitamente a crianças de 6 a 10 anos, a programação do Tenda Literária reuniu artistas do Dama Espaço Cultura, Raquel Flora Manga, Professora Kakau, Nena de Castro e atividades com o Grupo Historiarte e Instituto Ideias. A animação contou, também, com os personagens do Show da Ariela, da atriz Mari Antonacci, e o personagem Banha, do ator Jefferson Rocha.

Imaginação
No Espaço de Literatura, a aluna da Escola Municipal Vereador Paulo Franklin, Isadora Medeiros Gomes, de 9 anos, escolheu viajar pelas histórias da Magali, personagem de história em quadrinhos da Turma da Mônica. “O que eu mais gostei aqui foi do cantinho dos livros e das revistinhas. Eu me divirto muito com a leitura de revistas da Turma da Mônica”, contou.

“Quando a gente abre um livro, a gente abre mundos diferentes. E as crianças precisam disso para viajar com a imaginação. O livro ensina e abre portas e janelas de conhecimento. Por isso, eventos de literatura como a Tenda Literária são tão importantes para a criançada”, defendeu a contadora de histórias Nena de Castro, que conduziu as atividades no Espaço de Literatura ao lado da Professora Kakau.

Acesso à cultura
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, reforçou o compromisso da Fundação Aperam em apoiar iniciativas que possam ampliar o acesso à educação de qualidade na região do Vale do Aço. “Experiências como as proporcionadas pela Tenda Literária podem mudar a realidade das crianças em fase de alfabetização. Contribuímos com ações e eventos que as aproximem do conhecimento, por se tratar de um dos pilares mais importantes dentro da atuação da Fundação Aperam Acesita”, enfatizou.

Desde 2016, o festival Tenda Literária já passou, também, pelas cidades de Santana do Paraíso, Peçanha, Antônio Dias e Açucena. “Nesta edição, fizemos questão de resgatar e disponibilizar para as crianças brincadeiras antigas que fazem parte do folclore brasileiro. Tudo isso com muitas histórias e incentivando o amor pela literatura”, frisou o idealizador e produtor do evento, Bruno Minafra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário