01 de outubro, de 2022 | 16:00
Tenda Literária reuniu mais de 1,5 mil visitantes em Fabriciano
Festival itinerante visa incentivar o hábito de leitura por meio de atividades educativas e contações de história Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e levar atividades educativas gratuitamente a crianças de 6 a 10 anos, a programação do Tenda Literária reuniu artistas do Dama Espaço Cultura, Raquel Flora Manga, Professora Kakau, Nena de Castro e atividades com o Grupo Historiarte e Instituto Ideias. A animação contou, também, com os personagens do Show da Ariela, da atriz Mari Antonacci, e o personagem Banha, do ator Jefferson Rocha.
Imaginação
No Espaço de Literatura, a aluna da Escola Municipal Vereador Paulo Franklin, Isadora Medeiros Gomes, de 9 anos, escolheu viajar pelas histórias da Magali, personagem de história em quadrinhos da Turma da Mônica. O que eu mais gostei aqui foi do cantinho dos livros e das revistinhas. Eu me divirto muito com a leitura de revistas da Turma da Mônica”, contou.
Quando a gente abre um livro, a gente abre mundos diferentes. E as crianças precisam disso para viajar com a imaginação. O livro ensina e abre portas e janelas de conhecimento. Por isso, eventos de literatura como a Tenda Literária são tão importantes para a criançada”, defendeu a contadora de histórias Nena de Castro, que conduziu as atividades no Espaço de Literatura ao lado da Professora Kakau.
Acesso à cultura
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, reforçou o compromisso da Fundação Aperam em apoiar iniciativas que possam ampliar o acesso à educação de qualidade na região do Vale do Aço. Experiências como as proporcionadas pela Tenda Literária podem mudar a realidade das crianças em fase de alfabetização. Contribuímos com ações e eventos que as aproximem do conhecimento, por se tratar de um dos pilares mais importantes dentro da atuação da Fundação Aperam Acesita”, enfatizou.
Desde 2016, o festival Tenda Literária já passou, também, pelas cidades de Santana do Paraíso, Peçanha, Antônio Dias e Açucena. Nesta edição, fizemos questão de resgatar e disponibilizar para as crianças brincadeiras antigas que fazem parte do folclore brasileiro. Tudo isso com muitas histórias e incentivando o amor pela literatura”, frisou o idealizador e produtor do evento, Bruno Minafra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













