01 de outubro, de 2022 | 17:02

Ipatingão receberá presos por crimes eleitorais no domingo

Débora Anício
Historicamente, estádio Ipatingão tem sido utilizado para detenção de quem comete crimes eleitoraisHistoricamente, estádio Ipatingão tem sido utilizado para detenção de quem comete crimes eleitorais

As Eleições Gerais ocorrem neste domingo (2) e, como sempre, algumas regras deverão ser seguidas. De forma mais enfática, os crimes eleitorais serão observados e providências serão tomadas. Em Ipatinga, os presos serão destinados ao estádio Ipatingão. Os militares que irão atuar durante a votação passaram por um treinamento nesta sexta-feira (30), conforme explica o coronel Juliano Fábio Lemos Dias, comandante da 12ª Região de Polícia Militar.

Segundo o comandante, toda a tropa atuará no dia do pleito e por essa razão passaram por treinamento. “Aqui são 97 municípios que compõem a 12ª região e todos esses militares estão sendo treinados. Além deles, vamos receber o efetivo de Belo Horizonte, que também será treinado”, pontua.

O coronel detalha que o treinamento consiste em mostrar quais são os crimes eleitorais que normalmente ocorrem nessa época, qual o histórico já ocorrido na região e de que forma a PM atua nesse contexto. “Também é explicado sobre o poder de polícia do presidente da mesa nos locais de votação, o poder de polícia da PM fora dos locais de votação, para onde serão direcionadas as nossas ocorrências e outras ações corriqueiras’, salienta.

Crimes

Divulgação PMMG
Militares passaram por treinamento para atuarem durante a eleiçãoMilitares passaram por treinamento para atuarem durante a eleição

Para os crimes que são inafiançáveis será feito o reds (registro de ocorrência) e o cidadão será levado para a delegacia. “Os crimes eleitorais, que forem caso de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) de menor potencial ofensivo, onde houver um delegado de polícia, vai ser entregue para ele. Onde não houver plantão, seja federal ou PC, aí a própria PM fará o TCO e encerrar no local”, explica. Como tem ocorrido a cada pleito, os presos serão levados para o estádio Ipatingão.

Ainda conforme o coronel, a 100 metros da seção eleitoral o poder de polícia cabe ao juiz e ao presidente da mesa. “Nesses locais esse poder é da justiça eleitoral e a PM só atua se for chamada pelo presidente da mesa. Fora desses 100 metros, a nossa atuação é normal e vamos atuar em todos os crimes eleitorais que a comunidade verificar ou que de iniciativa o militar queira adotar as providências necessárias”.

De um modo geral, a PM irá alertar sobre a possível prática do crime eleitoral e, se necessário, o militar irá conduzir essa pessoa. “Basicamente, o crime que ocorre é boca de urna, além de desordem próxima às zonas eleitorais, são esses crimes que mais verificamos nos pleitos anteriores”, recorda o coronel.

Orientação

O eleitor deve procurar primeiramente o presidente da mesa, caso tenha reclamações ou denúncias que estejam ocorrendo dentro daqueles 100 metros. “Foram disso, pode procurar a PM”, conclui Lemos Dias.

O chefe da 131ª Zona Eleitoral do cartório eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, explicou ao Diário do Aço nessa semana que uma força-tarefa composta pelas Polícias Civil, Militar e esse ano também pela Federal, atuará nesse pleito, de forma a coibir os crimes eleitorais.

"Essas pessoas são presas, é lavrado um termo circunstanciado de ocorrência, ficam presas durante praticamente todo o dia e depois são encaminhadas para uma audiência com o juiz, de lá já saem com uma obrigação, seja prestar serviço à comunidade ou pagar valor à entidades públicas (na última eleição foram dois salários mínimos)”, informa o chefe.

A PM auxiliará também no transportar das urnas para o 14º batalhão, onde pernoitarão até domingo. Os equipamentos serão levados nas primeiras horas do dia e posteriormente despachadas para os locais de votação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcos Guimarães

01 de outubro, 2022 | 23:56

“A velha "garantia da Lei e da Ordem"
Proibiram o uso de celular, mas a bebida está liberada!
Proibiram o porte de arma de fogo, mas suspenderam as prisões!
Daí vamos ter um Estádio para prender pessoas por crime Eleitoral no dia em que vamos manifestar a nossa Democracia?
Como assim? Preso politico?
O Cidadão é cobaia mesmo!
É obrigado a votar e ser ordeiro, senão!!! Cadeia nele!
É o País no nariz de palhaço!”

Erre

01 de outubro, 2022 | 20:13

“Os primeiros 22 vai rolar uma pelada, os demais fazem time de fora. Com a lei seca suspensa depois tem resenha.”

Envie seu Comentário