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29 de setembro, de 2022 | 16:08

Ipatinga recebe ações do projeto Literatura Acessível

O projeto Literatura Acessível, realizado com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, está sendo desenvolvido em alguns dos municípios brasileiros. Em Minas Gerais, a cidade de Ipatinga é uma das contempladas. A iniciativa é do Instituto Incluir, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com produção da Burburinho Cultural e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Ipatinga.

Nesta quinta (29) e sexta-feira (30), os alunos e professores da Escola Estadual Almirante Toyoda, no bairro Cariru, e da Escola Estadual João Walmik, no Vila Ipanema, participam da apresentação do espetáculo “Incluídos & Misturados”, que tem roteiro inspirado nos livros do projeto Literatura Acessível, todos com histórias protagonizadas por personagens com deficiência. A montagem traz um olhar para a diversidade na perspectiva inclusiva. As atividades têm entrada gratuita e conta com intérprete de Libras.

Fotos: Ernani Pinho/Divulgação
Apresentações do espetáculo ''Incluídos & Misturados'' acontecem em escolas da cidadeApresentações do espetáculo ''Incluídos & Misturados'' acontecem em escolas da cidade
Inclusão
Na peça “Incluídos & Misturados”, que utiliza a linguagem de contação de histórias, um viajante recém-chegado de um lugar imaginário conta ao público as suas experiências vividas com vários personagens. “É um espetáculo teatral sensorial e interativo que aborda, como temas principais, a acessibilidade e a inclusão. Por meio de atividades lúdicas, o personagem principal conduz todos para uma viagem a um mundo sem distinções, onde as diferenças unem a todos”, explica o diretor Vinícius Soares.

Além do espetáculo, foram distribuídos gratuitamente para as escolas uma coletânea infantojuvenil com quatro livros em multiformato - impressos que reúnem em um único exemplar braille, pictogramas e acesso a versão em Libras e audiodescrição. Também será produzida uma edição sem recursos de acessibilidade para os demais estudantes.

O Literatura Acessível tem o objetivo de levar informação, conhecimento e cultura a uma parcela da população que conta com poucas opções de acesso à leitura. São aqueles que apresentam algum tipo de necessidade específica ao ato de ler, como idosos, disléxicos, pessoas cegas ou com baixa visão, pessoas com deficiência auditiva, intelectual e autistas. A iniciativa foi, recentemente, reconhecida com o prêmio Unesco-Confúcio de Alfabetização.

“Nosso foco é no processo formativo e esse momento nos permite entender os desafios e as potencialidades das pessoas com deficiência. É uma via de mão dupla essa relação. A nossa sociedade precisa entender que a educação precisa ser para todos, possibilitando ações na perspectiva da emancipação e não da segregação”, afirma Carina Alves, que é psicóloga, empreendedora e ativista social, fundadora do Instituto Incluir e idealizadora e autora do Literatura Acessível.

Literatura Acessível
O projeto teve início em 2014 e hoje atende todas as regiões do Brasil e, inclusive, dialoga com outros países. Além de distribuir os livros gratuitamente, a iniciativa contempla contação de histórias por meio do espetáculo “Incluídos e Misturados” e já passou por escolas públicas de Ipatinga, Belo Horizonte, Itaúna, Mateus Leme, Igarapé, Betim e, Santa Luzia, em Minas Gerais, além de Cubatão (SP), Cabo de Santo Agostinho e Recife (PE).

Nesta perspectiva, o projeto busca estimular a inclusão social das crianças e jovens com e sem deficiência, desenvolver através da prática da leitura suas habilidades cognitivas, criativas e psicológicas. A iniciativa pretende criar oportunidades de atividades culturais e educacionais para proporcionar uma nova sociedade que seja mais digna e mais justa. O Literatura Acessível oferece, também, e-books e um aplicativo totalmente gratuitos.

Obras da série
Os livros que compõem a série trazem de forma lúdica e inspiradora histórias reais, revelam as dificuldades enfrentadas por pessoas com algum tipo de deficiência e seus familiares, evidenciam o cotidiano de superação e mostram como é possível transformar através do novo.

O menino que escrevia com os pés
Autora: Carina Alves
Obra desenvolvida em parceria com a Universidade de Leiria em Portugal, que trabalha com livros infantis em multiformato. Conta a história de Tico, um menino alegre que, após sofrer um acidente ao soltar bombas, perde as duas mãos e se reinventa através do esporte e da educação.

A Princesa que tinha um cromossomo a mais
Autoras: Carina Alves e Mari Meira
A obra traz uma proposta de pluralismo de ideias para crianças e jovens, estimulando o protagonismo da diversidade. O livro conta a história de uma menina que nasce com Síndrome de Down e se reinventa no cotidiano preconceituoso instalado na sociedade pós-moderna.

Meu nome é Bia, sabia?
Autora: Carina Alves
Uma menina descobre que incluir é questão de cidadania e de direitos humanos e resolve conversar com todas as pessoas que ela conhecia, para que a Inclusão fizesse parte da cultura daquela comunidade onde vivia e, assim, tudo foi se transformando num mundo melhor.

A sociedade que temos e a sociedade que queremos
Autora: Carina Alves
Essa história conta sobre uma sociedade produzida por uma escola fracassada e que, diante de uma crise, se reinventa e busca nova maneira de pensar a Educação. Uma escola de pessoas e para pessoas. humanizadora, transformadora e democrática.

Incluídos e Misturados
Autora: Carina Alves
Um grupo de amigos fica intrigado quando surge um novo amigo, que precisa ser incluído, e todos juntos aprendem como lidar com as diferenças e criam uma cultura nova, mais inclusiva e menos preconceituosa.
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