27 de setembro, de 2022 | 09:00

Região Metropolitana do Vale do Aço está com 43% da coleta feita do Censo Demográfico

Débora Anício
O período de visita dos recenseadores nas residências vai até o dia 31 de outubro deste anoO período de visita dos recenseadores nas residências vai até o dia 31 de outubro deste ano

Após quase dois meses de trabalho, os recenseadores do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já coletaram dados em, aproximadamente, 43,59% das residências na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). A informação é do gerente regional do IBGE, Douglas Menezes.

Conforme já publicado pelo Diário do Aço, o período de visitas dos recenseadores teve início no dia 1º de agosto e vai até o dia 31 de outubro deste ano. Ao todo são 528 recenseadores atuando no Vale do Aço. Os resultados parciais serão divulgados no dia 1º de novembro.

O gerente regional informou ao Diário do Aço que em Ipatinga já foram coletados dados de 40,22% de residências, 50,22% em Coronel Fabriciano, 45,53% em Timóteo e 38,42% em Santana do Paraíso. Com isso, em média, 43,59% das residências na Região Metropolitana do Vale do Aço já foram visitadas pelos recenseadores e tiveram as informações colhidas com as famílias.

Objetivo

O IBGE é o órgão governamental responsável pelo Censo Demográfico, que tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Política de Estado

A coleta de dados demográficos não é uma iniciativa apenas de um governo. Faz parte de uma política de Estado, ter dados estatísticos atualizados e confiáveis da população de um país. Responder corretamente ao Censo e atender bem os profissionais que estão no campo colhendo as informações é, acima de tudo, um dever de cidadania.

Questionário

O Censo 2022 tem dois tipos de questionários: ampliado e simplificado. O primeiro, também chamado de amostra, tem 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a previsão de duração da entrevista é de 5 minutos.

Básico

O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

Ampliado

Já o ampliado investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário