19 de setembro, de 2022 | 18:00
Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Ipatinga
Divulgação / Funed
Casos são confirmados por meio de exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed)
Casos são confirmados por meio de exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed)O primeiro registro positivo de varíola dos macacos, no município de Ipatinga, foi divulgado nesta segunda-feira (19). A informação foi publicada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no painel de monitoramento de casos da doença. A Secretaria de Saúde de Ipatinga irá se pronunciar posteriormente.
Com o primeiro caso da doença em Ipatinga, a Região Metropolitana do Vale do Aço, conta até agora três registros positivos da varíola dos macacos, sendo os outros dois casos, um em Coronel Fabriciano e outro de Santana do Paraíso.
Em todo o estado, até esta segunda-feira, de acordo com os dados disponibilizados pela SES-MG, já são 447 casos confirmados, 776 em investigação e 1.097 descartados. O município com maior número de registros da doença é Belo Horizonte, com 250 casos confirmados.
Varíola dos macacos
É uma doença transmitida pelo vírus monkeypox, que se manifesta principalmente através de lesões na pele, como manchas e feridas abertas, além de outros sintomas parecidos com os de uma gripe comum, como febre e dor de cabeça.
O contágio ocorre a partir do contato com pele, sangue, fluidos corporais e secreções, como a saliva e roupas de cama de pessoas infectadas. Recomenda-se o isolamento imediato de casos considerados suspeitos.
Nota oficial
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foi confirmado, nesta segunda-feira (19), o primeiro caso de MonkeyPox” no município.
O paciente, um homem de 42 anos, passa bem e já não possui qualquer tipo de lesão relacionada à doença. Ele foi atendido no Hospital Márcio Cunha.
O paciente esteve em viagem ao Chile, recentemente, onde apresentou os primeiros sintomas no dia 1º de setembro. A amostra para exames foi coletada no HMC no dia 10 do mesmo mês.
De acordo com o boletim médico, o paciente permanecerá em isolamento até o dia 21 de setembro. Porém, com seu quadro atual, não há mais risco de transmissão.
As pessoas que tiveram contato com o indivíduo estão sendo monitoradas e até o momento estão assintomáticas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Jaime
20 de setembro, 2022 | 06:20Com este periodo de eleicao nao se fala mais Nas doencas so politicagem mentirosas . falsas promessas enquanto isso as doencas avanca.”