13 de setembro, de 2022 | 17:38
Livro Taraxacum” fala de protagonismo negro na diversidade cultural
Taraxacum é o nome científico do dente-de-leão. Também é o título do segundo livro da autora Andreza Félix em parceria com o ilustrador Santiago Reis. Com a obra, Andreza se firma como representante de uma cultura para a diversidade, propondo o protagonismo negro na literatura infantil.O livro é um convite para olhar devagar e enxergar tudo que for possível”, resume a produção. A narrativa de Taraxacum homenageia os interioranos do Brasil: mercadores, artesãos, feirantes, gente que vive em um micro mundo que parece que acabou, mas existe, persiste e encanta. O texto convida para uma calma, um olhar demorado no detalhe. Essa demanda de reduzir a ansiedade trazida pelas telas e redes. A necessidade de estar presente o tempo inteiro”, explica a autora, destacando a importância da ilustração. Santiago Reis lança mão de diferentes técnicas como textura, colagem e traço, em um convite para explorar riquezas estéticas.
A obra é o encontro de interesses da autora: plantas e o mundo vivo. Andreza diz que estar no meio da natureza a conecta com a existência no planeta, com algo além de sobreviver. Muitas vezes no meu jardim via passando uma sementinha de dente-de-leão voando. Pousando nas coisas, meio que pairando no ar. Sempre pensei: onde ela vai? de onde ela vem?”, conta.
Esse foi o motivo central para criar a história, pensar que plantas e sementes fazem viagens possíveis. Uma vez comecei um curso de fitoterapia e o professor falou algo que me marcou: a semente luta pela existência da planta. Ou seja, a flor, o fruto só existe para que a semente viva e continue o ciclo até um dia ser outra planta”, diz. Andreza juntou os pontos com a teoria pedagógica que fala das crianças dente-de leão: crianças que perseveram em ambientes adversos. O livro de 40 páginas está à venda nos endereços: taraxacum - amazon e taraxacum - editora mazza.
Sinopse
Taraxacum officinale é o nome científico do dente-de-leão, uma plantinha minúscula e leve que pode viajar grandes distâncias com a ajuda do vento. Marcelo é o nome de um garotinho, mas ainda assim muito maior que um dente-de-leão. Pequeno, grande, perto, distante, aqui, ali, lá, acolá esta é uma história que nos convida a refletir sobre dimensões e escalas. Acompanhando o percurso do Taraxacum por ruas, praças, rios e sonhos, Marcelo e também o leitor conseguem perceber a grandeza e a diversidade do mundo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]














