12 de setembro, de 2022 | 17:30

Contação de histórias e danças na programação do Teatro para Bebês

Fotos: Dê Navarro/Divulgação
A oficina propõe ampliar a proximidade e o desenvolvimento integral entre os adultos e seus bebêsA oficina propõe ampliar a proximidade e o desenvolvimento integral entre os adultos e seus bebês
A programação de setembro do Teatro para Bebês chega com novidades. Além da “Palestra Brincante”, que está agendado para esta terça-feira (13) na Creche Vila da Paz, no bairro Cidade Nobre, e circula por escolas de educação infantil de Ipatinga, o projeto apresenta a oficina “Histórias e Danças Circulares”, que tem como público alvo bebês de até 2 anos e 11 meses acompanhados por seus cuidadores. A oficina, especificamente, será realizada no foyer do Centro Cultural Usiminas, de forma gratuita, no próximo sábado (17), a partir das 10h.

A oficina é mais uma atividade que integra o projeto Processos de Formação e Montagem de Espetáculo - Teatro para Bebês, que é realizado pelo DaMa Espaço Cultural com o patrocínio da Usiminas, utilizando os recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Para a atriz e diretora Daniela Alves, “trata-se de um projeto de afetividade, com diversas linguagens que propõe maior proximidade entre adultos e seus bebês, por meio de um mergulho no universo das infâncias”.

De acordo com a produção, na oficina História e Danças Circulares são utilizados carregadores ergonômicos, babywearing, sling e/ou cangurus. “Os acompanhantes e cuidadores terão o momento de contar as próprias histórias para os bebês utilizando-se de narrativas orais, tão importantes para o desenvolvimento integral do ser na primeira infância”, explica.

“A proposta é que a proximidade dos corpos, as histórias, as músicas, sejam estímulos para que os bebês associem o ato de ouvir histórias a momentos de prazer, de relaxamento e de afetividade, desenvolvendo habilidades de escuta, atenção, memória. O convite é para que os adultos observem o seu bebê em contato com a arte. Sejam testemunhas do encontro potente dos pequenos com a poesia do afeto”, destaca Daniela.

A dança circular estimula o autoconhecimento e as experiências harmoniosasA dança circular estimula o autoconhecimento e as experiências harmoniosas
Danças circulares
Essa forma de dança é caracterizada pela simplicidade dos movimentos feitos em grupo e que respeitam o espaço e o tempo de cada um. É utilizada por vários povos desde a antiguidade, para celebrar e ritualizar momentos importantes como casamentos e nascimentos, e essa prática “traz vários benefícios, dentre eles o desenvolvimento do autoconhecimento e do conhecimento do outro em uma experiência harmoniosa, inspiradora, integrada e agradável”.

O movimento de danças circulares tem origem na década de 1970, com o bailarino e professor de dança clássica Bernhard Wosien que levou uma coletânea de danças para a Comunidade de Findhorn (Escócia). Foi batizada de Danças Circulares Sagradas, por resgatar muito mais do que simples passos, mas também a simbologia sagrada de cada tradição, de cada povo. Sempre irreverente, o bailarino teve muito contato com estudiosos e artistas envolvidos na linguagem do movimento, para reforçar o foco no papel da dança no processo de educação.

No próximo sábado, a oficina será ministrada por Daniela Alves, Mari Antonaci e Leila Cunha, com direção musical de Júnio Hendrik e direção artística de Claudinei de Souza. A atividade alia as danças circulares com a contação de histórias e pretende proporcionar “experiência de pertencimento, acolhimento, conexão consigo, com o grupo e com os bebês”.

SERVIÇO
Palestra Brincante - 13 de setembro
Creche Vila da Paz, em Ipatinga
Oficina Histórias e Danças Circulares - 17 de setembro, às 10h
Foyer do Centro Cultural Usiminas
Inscrições gratuitas pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário