07 de setembro, de 2022 | 12:27
Coronel Fabriciano retoma desfile de 7 de setembro
Anderson Figueiredo
O prefeito Marcos Vinicius destacou a importância do espírito de cidadania no dia 7 de setembro
O prefeito Marcos Vinicius destacou a importância do espírito de cidadania no dia 7 de setembro Com o tema Bicentenário da Independência do Brasil”, o desfile de 7 setembro em Coronel Fabriciano voltou a ser realizado após dois anos. Na manhã desta quarta-feira (7), milhares de pessoas se reuniram para acompanhar o desfile por um trecho da avenida Magalhães Pinto, no bairro Giovannini. Além da multidão, que estava vestida predominantemente de verde e amarelo, diversas autoridades estiveram presentes no evento.
Antes do desfile, houve o hasteamento da bandeira do Brasil durante a execução do hino nacional. A Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora, patrimônio cultural da cidade, fez sua apresentação no evento.
Conforme os organizadores, ao todo, participaram do desfile 26 escolas e 55 instituições, além de policiais militares, policiais civis e bombeiros. A estimativa é que em torno de quatro mil pessoas desfilaram pela avenida Magalhães Pinto nesta quarta-feira feira e 20 mil pessoas estiveram no evento, sendo considerado um recorde de público pela administração municipal.
Espírito de cidadania
Para o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), após dois anos sem realizar o desfile de 7 setembro, essa retomada do evento é muito relevante.
É importante esse espírito de cidadania, esse civismo e esse desejo das pessoas de expressarem isso. Vivemos recentemente um momento muito difícil de perdas de entes queridos e um momento econômico delicado no mundo inteiro, mas o Brasil saiu na frente na recuperação. A economia está indo bem, o estado está indo bem e o município também está indo bem. Por isso temos que comemorar. São 200 anos de independência do Brasil. Depois de dois anos, expressar na rua esse sentimento de patriotismo é muito bom”, afirmou.
Motivo
O secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, também ressaltou que depois de dois anos de pandemia de covid-19, é muito importante fazer um desfile de 7 de setembro. Essa marca de 200 anos de independência é muita significativa. Apesar de estarmos comemorando o Dia da Independência nesta quarta-feira, a independência se faz todos os dias, como a independência econômica, política e tecnológica. Portanto, pedimos que Deus continue abençoando toda nossa nação e nosso povo”, pontuou.
Montagem
A montagem da estrutura do desfile de 7 de setembro começou no domingo (4), com dois palcos na avenida Magalhães Pinto e sonorização ao longo de um quilômetro. A avenida Magalhães Pinto foi preparada pela gerência de Limpeza Urbana, que realizou a pintura dos meios fios e bueiros, capina e corte das árvores ao longo de todo o trajeto. Lixeiras foram trocadas e os passeios preparados.
A área de concentração na avenida Sepetiba (Escola Estadual Polivante) passou por limpeza e podas. Um portal foi instalado no início do local do desfile. A dispersão das escolas e grupos participantes estava programada para ocorrer na rua Araruama.
Tiago Araújo
A estimativa de público participante no desfile é de 20 mil pessoas
A estimativa de público participante no desfile é de 20 mil pessoas MAIS FOTOS
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















