06 de setembro, de 2022 | 21:44
Ator Antonio Fagundes mostra nova face de D. João VI na história
Lara Asano
No programa de Marcelo Tas, o ator Antonio Fagundes declarou: ''a história é do povo e não de um governo''
O ator Antonio Fagundes conversou com o apresentador Marcelo Tas no programa Provoca desta semana, na TV Cultura. No bate-papo, o intérprete de Dom João VI na nova minissérie da televisão brasileira, IndependênciaS”, que estreia na mesma emissora, neste 7 de setembro, comentou sobre sua atuação como rei Dom João VI e a produção dirigida por Luiz Fernando Carvalho, entre outros assuntos.
Para Fagundes, a história é do povo e não de um governo, não é de ninguém”. E Tas provocou: do que nós estamos independentes? Desse poder que quer se apropriar, quer dizer que foi assim, não, nós não sabemos exatamente como foi e precisamos investigar, ir atrás, e trazer novas versões, visões. Qual é o ponto de vista do negro escravizado? Nós não temos esse registro, foi apagado da história do Brasil”, disse.
O ator explicou como foi entrar na pele do rei D. João VI. É uma visão diferenciada do monarca e a gente queria tirar, e acho que conseguimos fazer isso, a imagem caricatural dele, que é sempre comendo galinhas, cheio de gordura e meio bobo, e ele podia ter sido tudo na vida, menos idiota. Ele era um homem do seu tempo. O único monarca da Europa que resistiu e sobreviveu (...) a grande fuga de Portugal foi um golpe que D. João deu em Napoleão (...) é uma novidade essa visão que a gente vai trazer de que ele não é bem aquela caricatura que nós engolimos”, adiantou.
Ao final, o ator afirmou que não participa mais de campanha política. Deixei de me engajar partidariamente. Eu já fui muito usado em campanha e depois que ajudei a colocar a pessoa lá, não sou mais ouvido”, explicou Fagundes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Aranha
06 de setembro, 2022 | 23:13Bom ator, sempre trazendo novidades, não sei até que ponto foi bom termos sido colonizados por portugueses. Risos.”