Expo Usipa 2024 02 - 728x90

31 de agosto, de 2022 | 18:01

Projeto de nova ferrovia no Vale do Aço é apresentado aos municípios

Divulgação
Novo equipamento voltado para transporte de cargas ligará Minas a Espirito SantoNovo equipamento voltado para transporte de cargas ligará Minas a Espirito Santo

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato (Avante), e outros representantes do poder Executivo do Vale do Aço conhecerem o projeto de implementação da linha férrea que passará pela região. A apresentação ocorreu na manhã desta quarta-feira (31), na Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), informou a administração paraisense.

A linha férrea ligará a cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, à Conceição do Mato Dentro e Sete Lagoas, em Minas Gerais. Uma construção de aproximadamente 700 km de extensão. A responsável pelo planejamento é a empresa Macro Development. Durante a apresentação, foram discutidos os critérios a serem levados em consideração para a escolha do local onde será construído o porto de carga e descarga no Vale do Aço.

Segundo o diretor executivo da Macro Development, Fabrício Cardoso Freitas, o terreno deverá ser plano e em forma retangular, com pelo menos 3 km de comprimento e 500 metros de largura. “Temos que escolher um local que seja bastante sólido e que consigamos ter um comprimento que possa receber composições inteiras para serem movimentadas, alinhadas ao eixo da ferrovia”, disse.

Obra

A nova ferrovia por enquanto não tem data prevista para ser iniciada. Após a aprovação do traçado, o projeto precisará obter a licença ambiental para ter sequência. “Temos que passar por um processo de licenciamento ambiental. Antes de falar em quando construir a ferrovia, precisamos obter as diretrizes básicas do Meio Ambiente. O Ibama tem que dizer o que ele precisa para que a gente possa preparar para fazer toda uma análise”, explicou Fabrício Cardoso.

Vários tipos de cargas passarão pela ferrovia, tais como: minério, cargas siderúrgicas, madeira, celulose e insumos de fertilizantes. O Vale do Aço é considerado uma região de grande potencial, tendo em vista as várias alternativas de cargas já existentes e a capacidade de expansão.

Potencial

Bruno Morato destacou que existe um pleito das quatros cidades do Vale do Aço para que o traçado dessa ferrovia percorra toda a região. Além disso, ele destacou o potencial de Santana do Paraíso, devido às grandes áreas planas disponíveis, proximidade com o aeroporto, e com as BRs 381 e 458. “Nós enxergamos que temos condições de sermos um grande vetor de atração de investimentos para o Vale do Aço e contribuir para alavancar o crescimento, não só das quatros cidades da Região Metropolitana, mas como das 28 cidades que integram o Colar Metropolitano”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

01 de setembro, 2022 | 22:36

“Tá que nem o ET de Varginha. Quando eu penso que vi tudo. Tem é que acabar com a violência no cinturão do Vale do Aço. Risos.”

Bauruzinho

01 de setembro, 2022 | 15:01

“Isso é uma mentira kkk”

Douglas Fernandes

01 de setembro, 2022 | 14:55

“O q essas empresas não fazem para se enriquecerem cada vez mais, mas muitos se esqueceram do centenário da antiga estação de pedra mole situada no bairro Cariru, q pra mim deveria até ser um patrimônio para a atual Vale.”

Carlos Eduardo Ferreira de Oliveira

01 de setembro, 2022 | 13:04

“Gostei ????”

Sílvio

01 de setembro, 2022 | 10:46

“Mesmo lero lero de sempre. Se nem uma Rodovia com 340 km estão conseguindo duplicar,quem dirá um ferrovia de 700 km.”

Edimir Rodrigues

01 de setembro, 2022 | 09:56

“O projeto acredito ser só miragem no deserto, nos município do Vale do Aço não existe tal área disponível para o pátio de manobras das composições.”

Jota

01 de setembro, 2022 | 08:34

“Desculpem a crítica cínica, mas acreditar nesse projeto, seria o mesmo que acreditar em papai noel. Se temos uma BR 381 em péssimas condições e cada dia parece ficar pior, e aí vão fazer uma ferrovia? Não faz sentido.”

Bernardo

01 de setembro, 2022 | 07:14

“Só acredito nisso quando vir os dormentes assentados. Essa ferrovia me faz lembrar do projeto faraônico do trem suspenso metropolitano, que levou uma "comitiva" de Ipatinga ao exterior.”

Envie seu Comentário