CÂmara de Ipatinga 728x90

30 de agosto, de 2022 | 14:15

O processo de formação de um líder

Ricardo Voltan *

Há décadas, muitos estudos vêm sendo realizados com o objetivo de identificar os diversos tipos de liderança. Dentre as diversas teorias destaca-se a Teoria dos Traços, em vigor até a década de 40, que analisava o comportamento dos líderes nas empresas. A base desta teoria era acreditar que líderes já nascem líderes e podem ser identificados por meio de características tais como: Personalidade forte e sociável; Habilidades intelectuais; Aspectos físicos, como força e boa aparência.

Segundo a teoria de Chiavenato, a gestão de pessoas deve ser o ponto central da organização e, portanto, o investimento no capital humano deve ser maior do que qualquer outro. Para isso, é preciso garantir o desenvolvimento, treinamentos e uma integração harmônica entre os colaboradores.
Liderança pode ser adquirida? - Sim, isso é possível, através da criação de novos hábitos e de treinamentos certos. O que define um verdadeiro líder e seu estilo de liderança, não são características vindas do nascimento, mas seu comportamento diante do mundo, das circunstâncias e das pessoas.

Desde o advento da pandemia, algumas características que constituem o perfil de um líder mudaram, e os soft skills são a parte mais importante a ser observada como característica inicial para se tornar um bom líder.

Além destas características soma-se uma trilha intensa de formação e entendimento sobre si, para assumir posições de liderança, seja numa grande companhia ou startup. Os principais pontos para ser um líder são: Estimular seu time e mantê-lo motivado; Acreditar no seu potencial; Transmitir confiança. Tudo isso para que eles sejam capazes de alcançar suas próprias expectativas e resultados.

O que é ser um líder para os negócios? - Ser um líder, é compartilhar do mesmo propósito, missão e objetivos de seu time e da organização, tendo como missão formar novos líderes. Suas características, tipos e preparação. As principais características de um bom líder é a ética e moral, elas devem ser sua maior marca.

Lembre-se que líder é aquele que inspira e motiva as pessoas, onde o respeito tem que ser mútuo e todos podem aproveitar seus talentos e capacidades para o bem comum. Qual a importância e peso que um líder tem dentro de qualquer corporação?

O líder, além de descobrir suas principais características, precisa compreender cada uma delas e fazer a diferença dentro e fora do ambiente de trabalho. Observe a seguir sete das principais características de um líder:

1. Capacita os membros da equipe com autoridade - Segundo Simon Sinek, escritor norte-americano, tudo começa com um grande propósito! O bom líder precisa sempre fazer uma única pergunta a si mesmo: "por quê?”. Conhece a ti mesmo e entenderá "por que faz o que faz", com esse entendimento conseguirá influenciar as pessoas;

2. Inconformidade com o status quo - Estar pronto e ir atrás desafios, metas arrojadas, formar estimular times de alta performance;

3. Disciplina para realizar as tarefas diárias - Ter disciplina diárias é um ponto importante dos soft skills para o perfil dos profissionais da nova economia;

4. Habilidade para se comunicar eficientemente - engana-se quem acredita que o mais importante é ser um bom orador, saber se comunicar está ligado às palavras que usa, conteúdo delas, tom da voz e linguagem corporal, - O Corpo Fala;

5. Precaução em relação às mudanças - Aqui está 100% ligado às mudanças de mercado e novas situações, exatamente o que está acontecendo neste momento na economia global e perfil profissional. Você está preparado para mudanças, e desapegar de soluções passadas para problemas atuais?

6. Competência para entregar resultados - Ser líder é ter obrigações e foco, é tornar os objetivos ambiciosos em realidade e saber atuar em dois principais sentidos: solucionador de problemas e catalisador de grandes resultados;

7. Humildade para reconhecer e recompensar seu time - O que o Líder não é, alguém que não apenas ocupa um cargo de comando. O que é: aquele profissional que reconhece e recompensa o trabalho do time. Esse reconhecimento pode ser feito por meio de feedbacks, entre outros;

Essas são características que certamente que podem ser desenvolvidas por você. Ao fazer isso, será possível conquistar patamares cada vez mais elevados.

O que é ser um líder de verdade? É desafiar o presente, ter humildade para aprender e criar futuros.
Porque liderança não pode apenas se basear em capacidade, mas sim em habilidades de prever situações e de estar à frente delas em qualquer momento.

O ambiente certo, não necessariamente o lugar físico, dá a cada um a oportunidade de fazer coisas notáveis.
Quando decidir assumir a posição de liderança, faça por inteiro e da melhor forma para fazer a diferença para sua equipe e frente a todos os objetivos que assumirem.

* Investidor anjo, empreendedor, mentor e conselheiro de negócios. Auxilia na implementação de governança em operações e no desenvolvimento de negócios. No universo de startups, é conselheiro pelo IBGC e mentor pelo Inovativa Brasil, IdeiaGov e Goldstreet Venture Capital e investidor anjo na FEA Angels e co-founder do O BOARD.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

31 de agosto, 2022 | 17:36

“Bom texto. O bom líder não passa de um autêntico coordenador de atividades. Em suma: é o que está faltando neste país. Risos.”

Envie seu Comentário